A construção da persuasão na carta “Helena a Paris”, nas Heroides de Ovídio
Palabras clave:
Latim, Heroides, ArgumentaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo investigar a construção da dimensão argumentativa em um texto latino clássico, com base nos aportes teóricos da Linguística, da Semiótica e da Retórica moderna. A análise concentra-se na Carta XVII das Heroides, de Ovídio, com o intuito de identificar os mecanismos argumentativos mobilizados pela personagem e evidenciar como esses recursos contribuem para a construção da persuasão. A partir da análise de trechos selecionados, busca-se compreender de que modo os recursos retóricos são articulados no discurso para produzir determinados efeitos de sentido.
Descargas
Citas
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 2a ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística geral. Trad. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Nacional - EdUSP, 1976.
BERTRAND, Denis. Caminhos da Semiótica Literária. Bauru, SP: Edusc, 2003.
CARDOSO, Zelia de Almeida. A literatura Latina. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FARIA, Ernesto. Dicionário latino-português. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2003.
FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2019.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.
FIORIN, José Luiz. A Linguagem humana: do mito à ciência. In: ______. (Org.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
OVIDE. Héroïdes. Texte établi par H. Bornecque et traduit par M. Prévost. 5e édition revue et corrigée et augmentée par Danielle Porte. Paris: Les Belles Lettres, 2005.
SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. 28ª ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marina Geraldo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








