Antes só do que mal acompanhado

A vingança como face do horror nos contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços", de Sinara Foss

Autores/as

Palabras clave:

Narrativa contística, Horror social, Protagonismo feminino

Resumen

Este trabalho analisa os contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços" do livro Plural de Fêmeas (2021) de Sinara Foss, uma autora contemporânea de contos fantásticos e de terror. O estudo se concentra em elementos insólitos que evidenciam o horror como forma de denúncia social. A autora habilmente aborda a temática da vingança, inserindo situações de violência extrema que provocam repulsa e aflição. O estudo se baseia em teorias que relacionam o horror como crítica social. Essas narrativas destacam o protagonismo feminino na sociedade e na ficção, tanto na autoria quanto nas personagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Lucas Matheus da Silva de Carvalho nasceu em Cornélio Procópio e vive em Londrina. Possui graduação em Letras Português com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Atualmente é aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras, da mesma instituição, sob a orientação do Prof.º Dr. Luiz Carlos Santos Simon. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino voltado para os anos iniciais do ensino fundamental. Na área de Letras, interessa-se por: insólito ficcional em narrativas contísticas da América Latina; as relações entre as masculinidades e a literatura. E-mail para contato: lucas.matheus.silva@uel.br

Julia D'Auria Antuniassi, Universidade Estadual de Londrina

Julia D'Auria Antuniassi nasceu em Botucatu (SP) e vive em Londrina (PR). Atualmente é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a orientação da Prof.a Dr.a Cláudia Cristina Ferreira. Foi contemplada com uma bolsa de estudos ofertada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui graduação em Letras Português pela mesma instituição (2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e na área da Educação, com ênfase em ensino voltado para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É colaboradora no projeto de pesquisa "Iluminuras do insólito na literatura latino-americana dos séculos XIX e XX", coordenado pela Prof.a Dr.a Claudia Cristina Ferreira. Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da UEL, desenvolvendo atividades relativas à pesquisa no projeto "O fantástico na contística do século XX", atuando no subprojeto de pesquisa intitulado: "Ressonâncias de Edgar Allan Poe em Gastão Cruls e Coelho Neto", sob a orientação do Prof. Dr. Adilson dos Santos. 

Citas

ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo Neofantástico? In: ROAS, David (Org.) Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001. p. 265-282.

CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou Paradoxo do coração. Campinas: Papirus, 1999.

FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021.

FOSS, Sinara. Aos pedaços. In: FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021. p. 84-90.

FOSS, Sinara. Se você não for, será pior. In: FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021. p. 15-18.

FRANÇA, Júlio. O horror do corpo em dois contos de Gastão Cruls. Gragoatá, Niterói, v. 23, n. 47, p. 873-887, set. 2018.

FRANÇA, Júlio; SILVA, Daniel Augusto P.De perseguidas a fatais: personagens femininas, sexo e horror na literatura do medo brasileira. Revista Opiniães, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 51-66, maio 2016.

GARCÍA, Flavio. “Insólito ficcional”. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (Editores). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF). Rio de Janeiro: Dialogarts. Disponível em: https://www.insolitoficcional.uerj.br/i/insolito-ficcional/. Acesso em: 25 nov. 2022.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Unesp, 2014.

TERÊNCIO, Marlos Gonçalves. O horror e o outro: um estudo psicanalítico sobre a angústia sob o prisma do unheimlich freudiano. 2013. 276 f. Tese (Doutorado) — Curso de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castelo. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

da Silva de Carvalho, L. M., & D’Auria Antuniassi, J. (2024). Antes só do que mal acompanhado: A vingança como face do horror nos contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços", de Sinara Foss. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16347