BETTER ALONE THAN IN BAD COMPANY

REVENGE AS A FACE OF HORROR IN SHORT STORIES “SE VOCÊ NÃO FOR, SERÁ PIOR” AND “AOS PEDAÇOS”, BY SINARA FOSS

Authors

Keywords:

Narrative storytelling, Social horror, Female protagonism

Abstract

Este trabalho analisa os contos "Se você não for, será pior" e "Aos pedaços" do livro Plural de Fêmeas (2021) de Sinara Foss, uma autora contemporânea de contos fantásticos e de terror. O estudo se concentra em elementos insólitos que evidenciam o horror como forma de denúncia social. A autora habilmente aborda a temática da vingança, inserindo situações de violência extrema que provocam repulsa e aflição. O estudo se baseia em teorias que relacionam o horror como crítica social. Essas narrativas destacam o protagonismo feminino na sociedade e na ficção, tanto na autoria quanto nas personagens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Lucas Matheus da Silva de Carvalho nasceu em Cornélio Procópio e vive em Londrina. Possui graduação em Letras Português com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Atualmente é aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras, da mesma instituição, sob a orientação do Prof.º Dr. Luiz Carlos Santos Simon. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino voltado para os anos iniciais do ensino fundamental. Na área de Letras, interessa-se por: insólito ficcional em narrativas contísticas da América Latina; as relações entre as masculinidades e a literatura. E-mail para contato: lucas.matheus.silva@uel.br

Julia D'Auria Antuniassi, Universidade Estadual de Londrina

Julia D'Auria Antuniassi nasceu em Botucatu (SP) e vive em Londrina (PR). Atualmente é aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob a orientação da Prof.a Dr.a Cláudia Cristina Ferreira. Foi contemplada com uma bolsa de estudos ofertada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui graduação em Letras Português pela mesma instituição (2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e na área da Educação, com ênfase em ensino voltado para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É colaboradora no projeto de pesquisa "Iluminuras do insólito na literatura latino-americana dos séculos XIX e XX", coordenado pela Prof.a Dr.a Claudia Cristina Ferreira. Participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da UEL, desenvolvendo atividades relativas à pesquisa no projeto "O fantástico na contística do século XX", atuando no subprojeto de pesquisa intitulado: "Ressonâncias de Edgar Allan Poe em Gastão Cruls e Coelho Neto", sob a orientação do Prof. Dr. Adilson dos Santos. 

References

ALAZRAKI, Jaime. ¿Qué es lo Neofantástico? In: ROAS, David (Org.) Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco/Libros, 2001. p. 265-282.

CARROLL, Noël. A filosofia do horror ou Paradoxo do coração. Campinas: Papirus, 1999.

FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021.

FOSS, Sinara. Aos pedaços. In: FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021. p. 84-90.

FOSS, Sinara. Se você não for, será pior. In: FOSS, Sinara. Plural de fêmeas. Porto Alegre: Class, 2021. p. 15-18.

FRANÇA, Júlio. O horror do corpo em dois contos de Gastão Cruls. Gragoatá, Niterói, v. 23, n. 47, p. 873-887, set. 2018.

FRANÇA, Júlio; SILVA, Daniel Augusto P.De perseguidas a fatais: personagens femininas, sexo e horror na literatura do medo brasileira. Revista Opiniães, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 51-66, maio 2016.

GARCÍA, Flavio. “Insólito ficcional”. In: REIS, Carlos; ROAS, David; FURTADO, Filipe; GARCÍA, Flavio; FRANÇA, Júlio (Editores). Dicionário Digital do Insólito Ficcional (e-DDIF). Rio de Janeiro: Dialogarts. Disponível em: https://www.insolitoficcional.uerj.br/i/insolito-ficcional/. Acesso em: 25 nov. 2022.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Unesp, 2014.

TERÊNCIO, Marlos Gonçalves. O horror e o outro: um estudo psicanalítico sobre a angústia sob o prisma do unheimlich freudiano. 2013. 276 f. Tese (Doutorado) — Curso de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castelo. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Published

2024-02-15

How to Cite

da Silva de Carvalho, L. M., & D’Auria Antuniassi, J. (2024). BETTER ALONE THAN IN BAD COMPANY: REVENGE AS A FACE OF HORROR IN SHORT STORIES “SE VOCÊ NÃO FOR, SERÁ PIOR” AND “AOS PEDAÇOS”, BY SINARA FOSS. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16347