Análise comparativa do percurso gerativo de sentido em um informativo hospitalar
Versões “antes” e “depois” da simplificação da linguagem
Palabras clave:
Linguagem Simples., Semiótica., Perurso gerativo de sentido.Resumen
Este artigo visa examinar a construção de sentido em duas versões de um informativo hospitalar: antes e depois do processo de simplificação pelas diretrizes da Linguagem Simples. Para isso, o estudo valer-se-á da investigação do percurso gerativo de sentido, no plano do conteúdo textual, sob o prisma da semiótica greimasiana, perpassando pelos níveis fundamental, narrativo e discursivo. Ao final, intenta-se confirmar a hipótese de ser possível manter o sentido do texto informativo em um documento simplificado, apontando as diferenças de percurso que o distinguem da versão original.
Descargas
Citas
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.
FISCHER, H. Exemplo de antes e depois. Comunica Simples, 2016. Disponível em: https://comunicasimples.com.br/a-linguagem-simples/. Acesso em: 8 jun. 2021.
FISCHER, H. Clareza em textos de e-gov: uma questão de cidadania. 2017. E-book.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1979.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO; AÇÃO EDUCATIVA; IBOPE INTELIGÊNCIA. Relatório do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2018. 2018. Disponível em: https://ipm.org.br/relatorios. Acesso em: 2 jun. 2021.
PLAIN LANGUAGE ASSOCIATION INTERNATIONAL. [2020]. Disponível em: https://plainlanguagenetwork.org/. Acesso em: 27 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.