Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de PLE por hispanofalantes para ingresso no mercado de trabalho em países lusófonos
Palabras clave:
Língua portuguesa, PLE, EconomiaResumen
Este artigo apresenta reflexões sobre enfoques vinculados ao ensino de língua portuguesa (LP) como Português como Língua Estrangeira (PLE) para o mercado de trabalho e sua relação com a demanda de estudo, sendo, atualmente, a sexta língua mais falada do mundo. Para este ensaio, teremos, entre outros, modelos teóricos relacionados às obras de Bortoni-Ricardo (2005) vinculadas ao tema da sócio-história do português, o pensamento de Alonso Rey (2012) sobre a transferência na aprendizagem de português por falantes de espanhol, as dimensões de variação na LP por Llari e Basso (2006) e o pensamento de Chen (2012b) sobre o comportamento econômico das línguas
Descargas
Citas
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.
CHEN, K. A sua língua pode afetar a sua habilidade de economizar? Tradução Gislene Arantes. TED Talks, 2012a. Disponível em: https://www.ted.com/talks/keith_chen_could_your_language_affect_your_ability_to_save_money/transcript?language=pt-br: Acesso em: 21 jul. 2020.
CHEN, K. The effect of language on economic behaviour: evidence from savings rates, health behaviors and retirement assets. Cowles Foundation Discussion Paper, n. 1820, dez. 2012b. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=1914379. Acesso em: 22 jul. 2020.
CHOZAS, D.; DORNELES, F. Dificultades del español para brasileños. Madrid: Ediciones SM, 2003.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões. Bruxelas: CCE, 2009. Disponível em: http//eur-lex.europa.eu/LexUriServ/ LexUriServ.do?uri=COM:2009:0640:FIN:PT:PDF. Acesso em: 22 ago. 2020.
JORDÁN, J. A. La escuela multicultural: un reto para el profesorado. Barcelona: Paidós, 1994.
LLARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
LYRA, D. M.; RIBEIRO, R. F. da C. A crise econômica atual e o mundo do trabalho. Revista Economia & Desenvolvimento, Recife, v. 8, n. 2, p. 296-332, 2009. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/economia/article/view/4874. Acesso em: 8 set. 2020.
MATEUS, M. H. M. O estudo da fonética e da fonologia no ensino da língua. In: RAMOS, C. de M. de A. et al. Pelos caminhos da dialetologia e da sociolinguística: entrelaçando saberes e vidas – homenagem à Socorro Aragão. São Luís: Edufma, 2010. p. 51.
REY, R. A. La transferencia en el aprendizaje de portugués por hispanohablantes. Salamanca: Luso-Española de Ediciones, 2012.
RODRIGO, B. Más de 40.000 españoles estudian portugués. ABC.es, Lisboa, 8 jan. 2008. Disponível em: https://www.abc.es/familia/educacion/abci-mas-espanoles-estudian-portugues-ultimos-cinco-anos-aumentado-200801080300-1641543329213_noticia.html. Acesso em: 8 set. 2020.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA. O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Coimbra: Centro de Línguas da Faculdade de Letras, [2008]. Disponível em: http://www.uc.pt/fluc/cl/diplomas/qecr. Acesso em: 8 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.