Fabiano de Vidas secas

Diálogos possíveis entre o personagem de Graciliano Ramos e o homem oprimido de Paulo Freire

Autores/as

  • Camila Vilela De Holanda Universidade Presbiteriana MacKenzie

Palabras clave:

Paulo Freire, Graciliano Ramos, Educação

Resumen

A educação, direito universal do ser humano, é, muitas vezes, negada. E, nessa negação, vemos a contradição do que Paulo Freire, educador brasileiro, considerava a vocação ontológica do homem: a de ser mais. O presente artigo propõe a leitura do ser social analisado por Freire que é retratado ficcionalmente por Graciliano Ramos em seu Fabiano, protagonista de Vidas secas (1938).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Vilela De Holanda, Universidade Presbiteriana MacKenzie

Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2009) e com um Máster em Asesoramiento de Imagen y Consultoría Política pela Universidad Pontifícia de Salamanca (Espanha) em 2010-11. Mestre (Bolsista da CAPES) em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2019. Doutoranda em Letras na Universidade Presbiteriana MacKenzie (Bolsa Mérito do Instituto Presbiteriano MacKenzie) sob a orientação da Profª. Drª. Helena Bonito Couto Pereira. Autora de Desmundo, de Ana Miranda: a (des) leitura de um Brasil pela voz ficcional da mulher (Maceió: EDUFAL, 2019). Membro do Grupo De Pesquisa Literatura no contexto pós-moderno (CNPq). Áreas de interesse e estudo: Jornalismo, Comunicação, Literatura e História.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Record, 2019.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura Em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio De Janeiro: DIFEL, 2016.

Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Vilela De Holanda, C. (2020). Fabiano de Vidas secas: Diálogos possíveis entre o personagem de Graciliano Ramos e o homem oprimido de Paulo Freire. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 77–89. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13952