Lusofonias

Caminhos para tornar o ensino de língua portuguesa mais acolhedor

Autores/as

  • Luciana Aparecida da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Carla Batista Alves

Palabras clave:

Ensino de português, Língua de acolhimento., Pedagogia Social

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre como é promovido o ensino de língua portuguesa para (i)migrantes e refugiados, em dois contextos educacionais diferentes, dentro da cidade de São Paulo: o do ensino regular em uma escola pública e o do trabalho social realizado na Missão Paz, instituição da Igreja Católica que acolhe e apoia (i)migrantes que estejam ou não em situação de refúgio. Buscaremos demonstrar a relevância do papel da Educação Social e do ensino de português como língua de acolhimento nesse processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos e o quanto se pode contribuir para uma aprendizagem mais humanizadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Aparecida da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Letras, com especializações nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Atualmente, cursando Mestrado em Letras.

Trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e Inglesa na Educação de Jovens e Adultos há 9 anos.

Citas

AMADO, R. de S. Português como segunda língua para comunidades de trabalhadores transplantados. Revista da Siple, ano 2, n. 1, p. 89-97, out. 2011.

AMADO, R. de S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Siple, Brasília, ano 4, n. 2, p. 11-17, out. 2013.

ANÇÃ, M. H. Entre língua de acolhimento e língua de afastamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais [...] Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006. 1 CD-ROM.

FIORIN, J. L. A lusofonia como espaço linguístico. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua portuguesa e lusofonia: história, cultura e sociedade. São Paulo: PUC-SP, 2006.

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

PEREIRA, G. F. Práticas para o ensino de português como língua de acolhimento em contexto escolar não formal: uma pedagogia intercultural. 2017. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

SOUZA NETO, J. C. Pedagogia Social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64, 2010.

Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Silva, L. A. da, & Batista Alves, C. (2020). Lusofonias: Caminhos para tornar o ensino de língua portuguesa mais acolhedor. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 50–63. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13943