A resenha crítica de filme no ensino fundamental II: teoria e prática
Palabras clave:
Interacionismo sociodiscursivo. Sequência didática de gênero. Resenha crítica de filme.Resumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo a aplicação de uma sequência didática (SD) para o gênero resenha crítica de filme, com o aparato teórico metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD) a fim de auxiliar alunos de uma escola pública de Minas Gerais a eliminar marcas orais presentes em seus textos, e aprimorar, a partir da utilização deste gênero, os seus conhecimentos sobre o uso de diferentes estratégias do discurso argumentativo. A partir de uma breve descrição do referencial teórico utilizado e dos resultados alcançados com o estudo, pretende-se mostrar, de que forma a SD contribuiu para o desenvolvimento desses alunos e da melhoria do ensino e da prática docente.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 14ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2ª ed. São Paulo: EDUC, 2007.
BUENO, Luzia. Gêneros textuais: uma proposta de articulação entre leitura, escrita e análise linguística. In: CENP. Língua Portuguesa: ensinar a ensinar. São Paulo: Secretaria de Educação, 2009.
CARVALHO, Gisele de. O gênero ‘crítica’ em dois veículos de mídia digital: Uma análise sob a perspectiva sistêmico-funcional. In: Revista Signos, n. 1, p. 63-76. 2010.
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Sequências didáticas para o ensino de línguas. In: O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Reinildes Dias e Vera Lúcia Lopes Cristovão (organizadoras). Campinas: Mercado de Letras, 2009.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2016.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 1ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
MACHADO, Ana Raquel. A organização sequencial da resenha crítica. In: The Especialist. São Paulo, vol. 17, nº 2, p. 133-149. 1996.
MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L.. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Fala e escrita. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. In: Horizontes, v. 32, n. 2, p. 21-34, jan./jun.2014.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
PIETRO, Jean-François; Schneuwly Bernard. Le modèle didactique du genre: un concept de l’ingénierie didactique. In: Les cahoers Théodile n° 3. Jan. 2003. (p. 27-52)
SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
TOCAIA, Luciano Magnoni. Leitura e produção textual na universidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.