Práticas de leitura e os textos de divulgação científica em livros didáticos de língua portuguesa
Palabras clave:
gêneros midiáticos, divulgação científica, leituraResumen
Este artigo objetiva evidenciar como os textos de divulgação científica são trabalhados pelos livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental (do sexto ao nono ano) aprovados pelo PNLD-2014. Seu principal objetivo é verificar como as abordagens pedagógicas voltadas para o trabalho com a leitura de textos de divulgação científica podem proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às práticas de linguagem. Levamos em consideração as questões sobre múltiplas linguagens na escola (ROJO; MOURA, 2012), assim como os estudos de mídias na educação (BALTAR, 2008, 2009) e Kleiman (2001) no que diz respeito à leitura. Os resultados podem trazer benefícios para a reflexão sobre as relações existentes no processo de escolarização dos gêneros realizado pelos livros didáticos.
Descargas
Citas
ed. São Paulo: Martins Fontes.
BALTAR, M. Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais. Caxias do Sul: Educs,
2009.
BALTAR, Marcos. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (Dis)curso
(Impresso), v. 8, p. 563-580, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª
versão. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2014: língua portuguesa: ensino
fundamental: anos finais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2013.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso.
Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2005
CONSANI, M. Como usar o rádio na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FARACO, Carlos Emílio.; MOURA, Francisco Marto. Português nos dias de hoje. – 1ª
ed. – São Paulo: Leya, 2012.
KLEIMAN, Â. Leitura: Ensino e pesquisa. Campinas SP: Pontes, 2001.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza-e-
Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial,
2012.
ROJO, R. letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos
gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 8, p. 1-25,
2008.
SETTON, Maria da Graça. Mídias: uma nova matriz da cultura. In: Mídia e Educação.
São Paulo: Contexto, 2011, p. 13-30.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.