Línguas globais e desigualmente desterritorializadas

por uma formação intercultural crítica de professores de línguas

Autores/as

  • Souzana Mizan Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.

Palabras clave:

Línguas globais, Formação de professores, Interculturalidade crítica

Resumen

As línguas que contribuíram para a consolidação do Estado-nação na Europa, como o inglês, francês, espanhol e português, e colaboraram com os projetos colonizadores das nações estão cada vez mais adquirindo na contemporaneidade, caracterizada pela globalização e digitalização do conhecimento, um estatuto de línguas globais. Entretanto, esse fato pouco influencia as práticas de ensino para a formação de professores nessas línguas globais. Neste artigo, a partir da discussão do inglês como língua global, mostramos que a expansão dessas línguas no mundo é realizada de maneira desigual e descrevemos práticas que desenvolvemos que buscam uma formação intercultural crítica de professores de línguas globais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.

Departamento de Letras EFLCH

Citas

ANDERSON, B. Imagined communities. London: Verso, 1983.

BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity: a position paper. Diversities, v. 13, n. 2, p. 1-22, 2011.

CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S.; GIMENEZ, T. Inglês como língua franca na sala de aula: sugestões didáticas. In: EL KADRI, M. S. et al. (org.). Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas: Pontes, 2014. p. 299-316.

FERNANDES, G. R. R. Representações de cultura em livros didáticos de português língua estrangeira e inglês língua estrangeira: entrecruzamentos de aspectos dos discursos fundadores das nações brasileira e estadunidense. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras Modernas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Morales, 1979.

GRADDOL, D. English next: why global English may mean the end of English as a foreign language. London: British Council, 2006. Disponível em: https://englishagenda.britishcouncil.org/sites/default/files/attachments/books-english-next.pdf. Acesso em: 12 set. 2019.

JENKINS, J. The phonology of English as an international language. Oxford: OUP, 2000.

JENKINS, J. English as a Lingua Franca: attitude and identity. Oxford: Oxford University Press, 2007.

KACHRU, B. B. Standards, codifications and sociolinguistic realism: the English language in the outer circle. In: QUIRK, R.; WIDDOWSON, H. W. (ed.). English in the world: teaching and learning the language and literatures. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. p. 11-30.

KRULATZ, A.; STEEN-OLSEN, T. H.; TORGERSEN, E. N. Towards critical cultural and linguistic awareness in language classrooms in Norway: fostering respect for diversity through identity texts. Language Teaching Research, v. 22, n. 5, p. 552-569, 2018.

LEUNG, C.; HARRIS, R.; RAMPTON, B. The idealised native speaker, reified ethnicities, and classroom realities. TESOL Quarterly, v. 31, n. 3, p. 543-560, 1997.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Multiliteracies and transcultural education. In: GARCÍA, O.; FLORES, N.; SPOTTI, M. (ed.). The Oxford handbook of language and society. Oxford: Oxford University Press, 2017.

MIGNOLO, W. Delinking: the rhetoric of modernity, the logic of coloniality and the grammar of de-coloniality. Cultural Studies, v. 21, n. 2, 2007.

MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham: Duke University Press, 2018.

MIZAN, S.; ALCANTARA, Y. B. Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior. Revista Letras Raras, v. 8, p. 170, 2019.

MONCADA LINARES, S. Othering: towards a critical cultural awareness in the language classroom. HOW, v. 23, n. 1, p. 129-146, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.19183/how.23.1.157

MONTE MÓR, W. Caderno de orientações didáticas para EJA: línguas estrangeiras. São Paulo: SME/DOT/EJA, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/8058181-Caderno-de-orientacoes-didaticas-para-eja-lingua-estrangeira-ingles-etapas-complementar-e-final.html. Acesso em: 15 nov. 2019.

PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. Harlow: Longman, 1994.

RAJAGOPALAN, K. The concept of “World English” and its implications for ELT. ELT Journal, v. 58, n. 1, p. 111-117, 2004.

RAJAGOPALAN, K. O “World English” – um fenômeno muito mal compreendido. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas: Pontes, 2011.

SEIDLHOFER, B. Understanding English as a lingua franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SILVA, F. M. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 158-176, jan./abr. 2019.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas: Pontes, 2011.

SIQUEIRA, D. S. P.; BARROS, K. S. Por um ensino de inglês como língua franca. Estudos Linguísticos e Literários, n. 48, p. 5-39, 2013.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración, Convenio Andres Bello, 2010. p. 75-96.

WASEEMA, F.; ASADULLAH, S. Linguistic domination and critical language awareness. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 70, p. 799-820, 2013.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Mizan, S. (2019). Línguas globais e desigualmente desterritorializadas: por uma formação intercultural crítica de professores de línguas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(3), 273–289. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12827