Por uma experiência social da poesia
Resumen
A partir de uma retomada de conceitos-chave sobre o gênero da lírica, como espaço, tempo e sujeito, este estudo pretende debater a respeito da importância e das formas de se ler a dimensão social presente na poesia. Levantam-se questões referentes à gênese do estilo lírico, bem como perspectivas que visam questionar ideias fixadas no imaginário do leitor e do teórico da produção lírica. Assim, o presente trabalho, ao partir de propostas de Antonio Candido, Theodor Adorno e Emil Staiger sobre o gênero poético e suas facetas estruturais, objetiva estender e distender as noções de social implícitas ao discurso poético, bem como instigar possibilidades de se perceber a experiência coletiva do fazer lírico.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Conferência sobre lírica e sociedade. In.: Textos escolhidos. São Paulo: Abril S/A, 1975.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
DANIEL, Claudio. A poesia é uma forma de resistência. Portal vermelho. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=228333> Acesso em 12.04.2019.
FRANCHETTI, Paulo. Poesia e resistência. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/2012/05/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_27.html> Consultado em: 18.04.2019
MONTEIRO, Adolfo Casais. A palavra essencial: estudos sobre a poesia. São Paulo: Edusp, 1965.
MOURA, Antonio. Poesia, existência, resistência. Revista Caliban. Disponível em: < https://revistacaliban.net/poesia-exist%C3%AAncia-resist%C3%AAncia-e0e18166491> Acesso em 08.04.2019
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.