O ensino do inglês na escola pública e o pós-método de Kumaravadivelu: uma realidade possível
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12598:publicacoes&Itemid=859> Acesso em: 27 de maio de 2015.
__________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Bases Legais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.
__________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/14_24.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.
BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles – An Interactive Approach to Language Pedagogy. 3rd ed. Pearson Longman, 2007.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. Em: Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. Maria Antonieta Alba Celani (org.). p. 147-161. São Paulo: EDUC, 1997.
CELANI, Maria Antonieta Alba e COLLINS, Heloisa. Formação Contínua de Professores em Contexto Presencial e a Distância: Respondendo aos Desafios. Em: Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas. Leila Barbara e Rosinda de Castro Guerra Ramos (org.). p. 69-105. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
HANNA, Vera Lucia Harabagi. Línguas Estrangeiras: o ensino em um contexto cultural. São Paulo: Editora Mackenzie, 2012.
KRAMSCH, Claire. Context and Culture in Language Teaching. 5th ed. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching. TESOL Quarterly, vol. 26, No. 1, 27-50. 1994. Disponível em: <http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/1994%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Condition.pdf> Acesso em 10 de setembro de 2016.
__________. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, vol. 35, No. 4, 537-560, Winter 2001. Disponível em: <http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/2001%20Kumaravadivelu%20Postmethod%20Pedagogy.pdf> Acesso em: 10 de setembro de 2016.
__________. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven, C.T.: Yale University Press. 2003.
__________. Understanding Language Teaching: from Method to Postmethod. ESL & Applied Linguistics Professional Series. Mahwah, New Jersey, Taylor & Francis e-Library, 2008.
NUNAN, David. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
PRABHU, N. S. There is no Best Method – Why? TESOL Quartely, v. 24, n. 2, p. 161-176, 1990.
RICHARDS, Jack C. Curriculum Development in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
___________. Communicative Language Teaching Today. Cambridge University Press, 2006.
SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria da Educação. Coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2012. Disponível em: < http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/782.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.