Desenvolvimento de habilidades inferenciais por meio da leitura e produção de textos argumentativos
Keywords:
leitura, inferências, argumentaçãoAbstract
O presente artigo apresenta o resultado da execução de um Projeto Didático de Gênero (PDG), como pesquisa de mestrado que promoveu o desenvolvimento de habilidades inferenciais em alunos do Ensino Fundamental II, através da leitura e produção de textos argumentativos (artigo de opinião, charges e tirinhas) que tratavam de um tema relevante para os estudantes: o uso do celular na sala de aula. A pesquisa foi fundamentada principalmente nos estudos sobre o processo inferencial promovidos por Coscarelli (2002, 2012), Dell’Isola (2001), Fiorin (2016) e Koch (2017).
Downloads
References
BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria E. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CANÇADO, Márcia. Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2013.
COSCARELLI, Carla Viana. Fundamento da Leitura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2012.
______. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA – Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002
______. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. Belo Horizonte, 1999. Tese de Doutorado em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia. Peret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.
DOLZ, Joaquim, SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 2ª imp. São Paulo: Contexto, 2016.
GUIMARÃES, Ana Maria.; KERSCH, Dorotea F. Caminhos da Construção: Projeto Didático de Gênero no Domínio do Argumentar. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É Possível Facilitar a Leitura: Um guia para escrever claro. São Paulo. Editora Contexto, 2007.
KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura: teoria e prática. 12ª ed. Campinas: Editora Pontes, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça , ELIAS, Vanda . Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.
MIANI, Rozinaldo Antonio. (2012) Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9ª Arte. São Paulo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99622 . Acesso em: 8 out. 2019.
RAUPP, Lisiane Ribeiro. Papel da Reescrita no Projeto didático de Gênero: uma mudança de perspectiva. In GUIMARÃES, Ana Maria.; KERSCH, Dorotea F. Caminhos da Construção: Projeto Didático de Gênero no Domínio do Argumentar. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.