O conto A festa de Babette, de Karen Blixen, e a adaptação para o cinema de Gabriel Axel
Keywords:
A festa de Babette; literatura; adaptação cinematográfica.Abstract
O presente trabalho busca analisar as diferenças e semelhanças entre o conto A festa de Babette, de Karen Blixen, e sua adaptação cinematográfica, dirigida por Gabriel Axel. O conto talvez seja uma crítica ao ambiente religioso que imperava em casas dinamarquesas no fim do século XIX, mas o filme seguiu outro caminho. Axel valorizou os prazeres mundanos para contrastar com a austeridade religiosa e mostrar a reação dos membros de uma congregação diante de um banquete francês. Para elucidar a discussão, foram utilizados os conceitos de teóricos como Robert Stam, Linda Hutcheon e Syd Field.
Downloads
References
BLIXEN, Karen. A festa de Babette. Trad. Cassio de Arantes Leite. São Paulo: SESI-SP, 2018.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 7 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2019.
FIELD, Syd. Manual do roteiro – os fundamentos do texto cinematográfico. 5a ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2 ed. – Florianópolis: UFSC, 2011.
STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v.51, n.1, p. 019 – 053, jul./dez. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.