A língua portuguesa à luz das mudanças tecnológicas e suas implicações na educação
Keywords:
Comunicação, Tecnologia, Língua PortuguesaAbstract
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a aproximação do mundo dos estudantes, sujeitos construídos pela linguagem e imersos no mundo da tecnologia, marcado por constantes mudanças, e a escola. E ainda, observar os efeitos da era da tecnologia e como ela impacta no ensino da Língua Portuguesa (LP). Para tanto pensaremos sobre a tecnologia articulada ao ensino da língua portuguesa que direciona seu olhar para a comunicação e em como a LP se apresenta nesse processo. Cabe ressaltar que nos apegaremos à perspectiva, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, por entendermos que ela contempla as necessidades comunicativas dos sujeitos inseridos nos mais diversos contextos históricos.
Downloads
References
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as Estratégias de Trabalho em Aula. 10ª Ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2015.
ANTUNES, Celso. Vygotsky, Quem Diria?!: Em Minha Sala de Aula: Fascículo 12. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: Encontro e Interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
_______________. Muito Além da Gramática: Por um Ensino de Línguas sem Pedras no Caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
_______________. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
_______________. Textualidade: Noções Básicas e Implicações Pedagógicas. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2017.
AZEREDO, José Carlos. A Linguística, O Texto e o Ensino da Língua. 1ª ed. São Paulo: parábola, 2018.
____________________. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 4ªed. São Paulo: Publifolha: Instituto Houaiss, 2018.
BASTOS, Neusa Barbosa; Palma, Dieli Vesaro (org.). História Entrelaçada 7 – Língua Portuguesa na Década de Setenta: Linguística, Gramática e Educação. São Paulo: Terracota, 2016.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Aula de Português: Discurso e Saberes Escolares. São Paulo: Martins Fontes,1997.
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 11ª Ed. São Paulo: Ática, 2003.
BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica/organização Tereza Perez. – São Paulo: editora Moderna, 2018.
CARDOSO, Sílvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica,1999.
CASSEB-GALVÃO, Vânia; NEVES, Maria Helena de Moura [Org]. O Todo da Língua: Teoria e Prática do Ensino de Português. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: Modos de Organização. Trad. Angela M.S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
COSTA-HÜBES, T da. C; BAUMGARTNER, C.T. Sequência Didática: Uma Proposta para o Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais – Ensino Fundamental. Cascavel – PR: Assoeste, 2009. Caderno Pedagógico 03.
CRYSTAL, David. Revolução da linguagem. Zahar, 2005.
DOLZ, J; SCHEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na Escola. [Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
EMEDIATO, Wander. A Fórmula do Texto: Redação e Argumentação e Leitura. São Paulo: Geração Editorial, 5ª Ed. 2010.
GUIMARÃES, Elisa. Texto, Discurso e Ensino. 1ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.
ILARI, Rodolfo. A Linguística e o Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução: Maria Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2013.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo. Parábola, 2008.
MOITA LOPES, LP. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a Linguagem como Condição e Solução. Delta, V.10, n.2,1994.
NEVES, Maria Helena de Moura. A Vertente Grega da Gramática Tradicional: Uma Visão do Pensamento Grego Sobre a Linguagem. 2ª ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
__________________________. Que Gramática Estudar na Escola? 3ªed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
__________________________. A Gramática do Português Revelada em Textos. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2018.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A Linguagem e seu Funcionamento: As Formas do Discurso. 4ª ed. 3ª reimp. Campinas, SP: Pontes, 2003.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi. Et al. Campinas: editora da Unicamp, 1988.
POSSENTI, Sírio. Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
______________. Malcomportadas Línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______________. Questões de Linguagem: Passeio Gramatical Dirigido. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise do Discurso Crítica. 1ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2009.
ROJO, Roxane. A Prática de Linguagem em Sala de Aula: Praticando os PCN’s. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Multiletramentos na Escola. Roxane Rojo, Eduardo Moura [orgs.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOLE, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Schilling.6ªEd. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SWIDERKI, R.M. da S.; COSTA-HÜBES, T. da C. Abordagem Sociointeracionista e Sequência Didática: Relato de uma Experiência. Línguas e Letras, Cascavel, v. 10, n. 18, 1º sem. 2009.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática Ensino Plural. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2004.
_______________________. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática.10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
VOESE, Ingo. Análise do Discurso e o Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.