A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA A AQUISIÇÃO DA NORMA PADRÃO DA LÍNGUA
Abstract
O presente artigo discute o fato de que a ênfase no estudo da gramática normativa, durante as aulas de língua portuguesa, pouco tem contribuído para o desenvolvimento da capacidade comunicativa dos alunos e para o domínio da variedade padrão da língua. Como consequência, muitos alunos, principalmente de escolas públicas, não têm sucesso em situações comunicativas que exijam o uso de tal variedade. Em contraposição a esse estudo gramaticalista, defende-se que a leitura ganhe mais espaço nas aulas de português, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois imersos em textos, de diferentes gêneros, os alunos aprenderão, naturalmente, a norma padrão e sua gramática.
Palavras-chave: leitura; Educação Linguística; norma padrão; cidadania
Downloads
References
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
_____. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BECHARA, Evanildo. O ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 15/02/2018.
_____. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa – Ensino Fundamental I / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n.14, p. 107-117, 1º sem. 2004.
GERALDI, João Wanderley. Prática de leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SÃO PAULO (SP), Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. São Paulo: SME/COPED, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 4. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.