GUILHERME TELL: OS PRINCÍPIOS ROMÂNTICOS NA LITERATURA INFANTIL
Abstract
O presente trabalho procura evidenciar as principais características e funções da literatura infantil e, enquanto objetivos, busca, a partir da leitura interpretativa da narrativa de Guilherme Tell, apresentar as ideologias com as quais a história é construída e divergida ao público infantil. Como obra romântica, de autoria de Schiller, Guilherme Tell evidencia a justiça social, o patriotismo, o nacionalismo, a honra, a dignidade e a coragem como posturas do homem romântico para enfrentar as mazelas da esfera coletiva.
Downloads
References
BARBOSA, R. J. C. Schiller & a cultura estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlete Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CARPEAUX, O. M. O Romantismo por Carpeaux. São Paulo: Leya, 2012.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria-análise-didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DISCINI, N. Intertextualidade e conto maravilhoso. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2011.
FERRO, A. A psicanálise como literatura e terapia. Tradução de Marta Petricciane. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
KINDERMANN, B. Guilherme Tell/Friedrich Schiller. Recontado por Barbara Kindermann; ilustrações Klaus Ensikat; tradução Christine Röhrig. Companhia Editora Nacional, 2007.
SALIBA, E. T. As Utopias Românticas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
SAFRANSKI, R. Romantismo: uma questão alemã. Tradução de R. Rios. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.
SCHILLER, J. C. F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 2011a.
SCHILLER, J. C. F. Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011b.
LAJOLO, M. & ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e histórias. São Paulo: Ática, 2004.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.