Repercussões da espectralidade e da duplicidade em Todos os dias, de Jorge Reis-Sá
Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar como a espectralidade e a duplicidade se materializam no romance Todos os dias, de Jorge Reis-Sá. O alicerce teórico se pauta nas contribuições de Leyla Perrone-Moisés acerca do espectro e das pontuações do duplo hereditário, isto é, a herança paterna que é passada às personagens: inacabadas, em processo. Não por acaso, esta última particularidade é encontrada no romance moderno, assim como o gosto pela criação da metanarrativa, fenômeno também presente no romance jorgeano.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikahil. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
BÍBLIA SAGRADA. Bíblia de Jerusalém. 3. ed. Trad. Domingos Zamagna. et. al. 3. Impressão. São Paulo: Paulus, 2004.
BRAVO, Nicole Fernandez. Duplo. In BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de mitos literários. Trad. Carlos Sussekind. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: UNB, 1998. p. 261-287.
COMPAGNON, Antonie. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. C. P. Barreto e C. F. Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CUNHA, Carla. Duplo. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de termos literários. Disponível em: <http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/5993/duplo/>. Acesso em: 22 maio 2017.
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GASTÃO, Ana Marques. Entrevista a Jorge Reis-Sá (romancista, poeta e editor responsável pela Quasi Edições): “Escrevo na torrente da memória”. Diário de notícias, Lisboa, 09 jul. 2007. Disponível em:
<http://www.dn.pt/arquivo/2007/interior/entrevista-a-jorge-reissa-romancista-poeta-editor-e-responsavel-pela-quasi-edicoes-escrevo-na-torrente-da-memoria-660990.html>. Acesso em: 16 maio 2017.
GUIMARÃES, Rodrigo. Diálogos entre a literatura contemporânea e o pensamento de Jacques Derrida. Revista de Letras, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 65-84, jan/jun. 2008.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000.
LOPES, Delvanir. Solombra: sombra e luz. Revista Texto poético, São Paulo, v. 6, n. 8, p. 154-168, 2010.
MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. Duplo. In. Zilá Bernd (Org.). Dicionários de figuras e Mitos Literários das Américas. Porto Alegre: Tomo Editorial/ Editora da Universidade, 2007. p. 229-234.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
REAL, Miguel. O romance português contemporâneo: 1950–2010. Alfragide: Caminho, 2012.
RULFO, Juan. Pedro Páramo Trad. Eric Nepomuceno. 4. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.
REIS-SÁ, JORGE. Biologia do homem. São Paulo: Escrituras, 2005a.
______. Todos os dias. Lisboa: Publicações Dom Quijote, 2005b. [1ª edição portuguesa]
______. Todos os dias. Rio de Janeiro: Record, 2007. [1ª edição brasileira]
______. Todos os dias. Lisboa: Guerra e Paz, 2015a. [2ª edição portuguesa]
______. Instituto de antropologia: todos os poemas. Lisboa: Glaciar, 2013.
______. A definição do amor. Lisboa: Guerra e Paz, 2015b. [1ª edição portuguesa]
______. A definição do amor. São Paulo: Tordesilhas, 2016. [1ª edição brasileira]
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. L. F. Perreira. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2015.
SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 26, n. 38, p. 373-389, jan./jun. 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.