Mito e (pré)conscientização em “Uma xícara e um destino”, de Elisa Lispector

Autores

  • Thiago Cavalcante Jeronimo Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Elisa Lispector, Mito, Antígona

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar a presença de elementos pertencentes à mitologia grega no conto “Uma xícara e um destino”, de Elisa Lispector, utilizando-se de alguns conceitos acerca do mito, presentes no livro Mito e realidade, de Mircea Eliade, e a questão dialógica da eventicidade do ser proposta por Mikhail Bakhtin. Busca-se averiguar de que forma Elisa Lispector reatualiza o mito de Antígona em contexto com sua protagonista, materializada nos decênios de 1960/1970, data da publicação de Sangue no sol, primeiro livro de contos da autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Cavalcante Jeronimo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil

Doutorando e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM - 2016). Possui graduação e licenciatura em Letras - Português e Espanhol - pelo Centro Universitário Santanna, Unisantanna (2010). Possui formação complementar em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) onde desenvolveu o projeto - Clarice Lispector e Orlanda Amarílis: Laços de Escrita (2011). Pela mesma Universidade possui extensão em Literatura Portuguesa (2012), Narrativas Africanas de Língua Portuguesa (2016). Desenvolve cursos, encontros e palestras acerca da obra e vida de Clarice Lispector.

 

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

Jeronimo, T. C. (2019). Mito e (pré)conscientização em “Uma xícara e um destino”, de Elisa Lispector. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11794