O ensino de língua portuguesa em gramáticas brasileiras oitocentistas

Autores

Palavras-chave:

Historiografia da Linguística, Gramaticografia brasileira, Ensino de língua portuguesa

Resumo

O artigo reflete sobre a gramaticografia brasileira oitocentista e sua relação com o ensino de língua portuguesa, a partir de uma perspectiva historiográfica (Koerner, 2014a, 2014b; Swiggers, 2013, 2019, 2020). Primeiramente, apresenta-se um breve panorama da atmosfera intelectual do século 19 na qual se inscreve a produção gramatical brasileira do português. Em seguida, analisam-se questões sobre o ensino de língua portuguesa que atravessam as gramáticas de Beserra (1861), Villeroy (1870), Pacheco e Lameira (1887) e Ribeiro (1889), com foco nos paratextos dessas gramáticas, na biobibliografia dos autores e em sua autopercepção refletida nas obras.

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Biografia do Autor

Emily Gonçalves de Medeiros Ferreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (espelho do grupo no Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6433198070413694).

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

Gonçalves de Medeiros Ferreira, E. (2024). O ensino de língua portuguesa em gramáticas brasileiras oitocentistas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17030