Entre o ser e o ter: O espaço ficcional na construção do insólito em Kentukis, de Samantha Schweblin

Autores

Palavras-chave:

Insólito; Espaço ficcional; Samanta Schweblin.

Resumo

Este trabalho visa refletir a respeito da construção espacial e dos recursos narrativos utilizados para a construção do insólito na obra Kentukis (2018), de Samanta Schweblin. Consideraremos o espaço ficcional em duas esferas. A primeira é a do espaço ficcional de ser um kentuki e a ambivalência do espaço ocupado pela personagem de estar e não-estar no espaço ficcional através do kentuki. A segunda é a do espaço ficcional de ter um kentuki e as relações entre intimidade, exposição e vigilância. Analisaremos o espaço ficcional sob o ponto de vista da pesquisadora Claudia Barbieri (2019), que apresenta o espaço ficcional como um agente ativo da obra, em constante diálogo com as personagens e que compõe o que a autora chama de "cartografia simbólica". Em face desse contexto, indagamos: Como que o espaço ficcional funciona para conceber os elementos insólitos e ambientar a narrativa? Qual o contraste entre as duas esferas do espaço ficcional analisadas da obra?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Cristhiano. Narrativas e espaços ficcionais. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017.

ATIK, Maria Luiza. “Samantha Schweblin - ficcionista”. Dicionário do Insólito Ficcional. 21 mai. 2019. Disponível em: <https://www.insolitoficcional.uerj.br/samanta-schweblin-ficcionista/>. Acesso em 27 jul. 2023.

ATWOOD, M. Negotiating with the Dead: A Writer on Writing. Nova York: Anchor Books, 2003.

BACHELARD, Gaston. The Poetics of Space. New York: Penguin Books, 2014.

BARBIERI, Claudia. Arquitetura literária: sobre a composição do espaço narrativo. In:

BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Carlos: Claraluz, p. 105-125, 2009.

GABRIEL, Ruan de Souza. “Samanta Schweblin: ‘Se literatura feita por mulheres é apenas uma moda, fracassamos como sociedade’”. O Globo. 31 jul. 2021. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/livros/samanta-schweblin-se-literatura-feita-por-mulheres-apenas-uma-moda-fracassamos-como-sociedade-25134349>. Acesso em 27 jul. 2023.

SCHWEBLIN, Samatha. Kentukis. São Paulo: Fósforo Editora, 2021.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2010.

TORRES, Bolívar. “Autoras lideram nova onda de literatura latino-americana marcada pelo insólito e pelo terror”. O Globo. 18 mai. 2021. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/livros/autoras-lideram-nova-onda-de-literatura-latino-americana-marcada-pelo-insolito-pelo-terror-25019024>. Acesso em 27 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Suleiman das Dores, G., & Fernanda da Cunha Correia. (2024). Entre o ser e o ter: O espaço ficcional na construção do insólito em Kentukis, de Samantha Schweblin. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16336