Escavações no insólito-grotesco

abrindo buracos

Autores

Palavras-chave:

Contemporary literature. Unusual fiction. Grotesque.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre o insólito ficcional em sua coalisão com o grotesco, enquanto estéticas contemporâneas, atualizadas e pertencentes ao século XXI, apesar de suas longas e conhecidas trajetórias conceituais. Por meio da análise da narrativa Buraco, com um olhar especial para a personagem principal e seu comportamento com relação ao evento insólito que irrompe, além de um passeio por outras narrativas curtas presentes na obra O livro das cousas que acontecem (2003), do escritor Daniel Pellizzari, buscou-se verificar onde e como o insólito-grotesco manifesta-se. A partir da mencionada leitura, verificou-se que estas categorias podem atualizar a maneira como entendermos o mundo contemporâneo, sua dinâmica, seu tempo, suas demandas, pois tencionam nossa relação com o mundo real ao evidenciar, muitas vezes, a aceitação do absurdo travestido de racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciéle Bernardi de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) -ênfase em Sociologia da Cultura. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), especialista em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela UERGS (2017) e mestra (2018) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Discente de Doutorado em Literatura no PPGLit (UFSC).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2008.

BRAVO, Víctor. Los Poderes de la Ficción: Para una Interpretación de la Literatura Fantástica. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana CA, 1987.

DACANAL, José Hildebrando. Ensaios escolhidos. Porto Alegre: Leitura XXI, 2002.

HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Prefácio de Cromwell. Trad. Célia Berrettini. São Paulo: Perspectiva, 2 ed., 2002.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PRADA OROPEZA, Renato. “El discurso fantástico contemporáneo: tension semántica y efecto estético”. Revista Semiosis, Tercera época, vol. 2, nº 3, Enero-Junio/2006. [p. 54 – 76]

PELLIZZARI, Daniel. O livro das cousas que acontecem. Fábulas metarrealistas. Ilustrações de Luiz Pellizzari. Livros do Mal, 2003.

ROAS, David. Tras los límites de lo real. Una definición de lo fantástico. Madrid: Páginas de Espuma, 2011.

SODRÉ, Muniz. O Social Irradiado: violência urbana, neogrotesco e mídia. (São Paulo: Editora Cortez, 1992.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Bernardi de Souza, L. (2024). Escavações no insólito-grotesco : abrindo buracos. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16317