O insólito do curta-metragem Bao

análise das estratégias e efeitos narrativos

Autores

Palavras-chave:

fantástico, narratologia, audiovisual

Resumo

Em seus estudos, Tzvetan Todorov contribuiu para as definições dos saberes da literatura e os gêneros do fantástico. Sendo descrita por fenômenos, espaços ou situações que evadem a percepção do leitor e do personagem. O fantástico é permeado pela hesitação e permitirá conduzi-lo em narrativas através de diferentes perspectivas dos intérpretes da diegese. Assim, para este estudo será examinado a narrativa presente em produtos audiovisuais, a animação Bao criada pelos estúdios Pixar e Disney. Serão examinados os elementos insólitos e quais os efeitos de sentidos são permitidos analisar sob o olhar dos gêneros do fantástico designados por Todorov, edificados por meio da narrativa em computação gráfica.

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Referências

BAO. Direção: Domee Shi. Disponível em: <https://www.dailymotion.com/video/x80t3lg>. Online. Acesso em: 04/07/23.

BARBIERI, Claudia. Poéticas do espaço literário. Organizadores: Ozíris Borges Filho, Sidney Barbosa. São Carlos: Editora Claraluz, 2009.

BARTHES, Roland. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2013.

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PIXAR. Bao. Disponível em: <https://www.pixar.com/bao>. Online. Acesso em: 24/01/23.

TODOROV, T. “Definições do fantástico”. Introdução a Literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1970

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Takenobu Akamine, W. (2024). O insólito do curta-metragem Bao: análise das estratégias e efeitos narrativos. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16274