A formação do leitor literário: método criativo no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
letramento literário, leitura, método criativoResumo
O presente artigo decorre de um trabalho que investiga de que forma é constituída a formação do leitor literário no âmbito do ensino básico com alunos do nono ano do ensino regular. Tem por objetivo problematizar os sentidos de um texto literário a partir de sequência didática que tem como objeto de gatilho a leitura de um texto imagético, “Rosa”, de Odilon Moraes. A elaboração do esquema de estruturação baseia-se em Rildo Cosson e Bordini e Aguiar, consoante a ponderações de outros autores, que são acionadas no intuito de discutir, bem como de explorar as maneiras de se fazer a leitura literária na escola. Dessa forma, chega-se à conclusão de que a proposta aponta para direções viáveis de atuação no âmbito do letramento literário.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira. O saldo da Leitura, in: FALEIROS, R.J; REZENDE, N.L; DALVI, M. A. (org.) Leitura de literatura na escola, 1ª ed. São Paulo, Parábola Editorial, 2013.
AZEVEDO, Ricardo. A formação do leitor e razões para a literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. ISBN 85-7338-927-3.
BORDINI, M. G; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo, Editora Brasiliense, 2010.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário/ 1. ed- São Paulo: Contexto, 2019.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática./ 2.ed., - São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura/ São Paulo: Contexto, 2020.
FERREIRA, E. AP. G. R. A leitura dialógica como elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. in: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.)Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, Mercado de Letras, 2009, p.69-96.
FUZA, ngela; OHUSCHI, Márcia; MENEGASSI, Renilson. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas. ISSN: 1983-2400. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V14I2.15401
GUIMARÃES, Anna Luiza L. Mas este livro é para criança? “Rosa” e A Terceira margem do livro ilustrado. 2018. (Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação- O livro para infância: textos, imagens e materialidades) São Paulo: Faculdade Facon-Polo- Casa Tombada, 2018.
L'ECUYER, Catherine. Educar na curiosidade: A criança como protagonista da sua educação. Barcelona: Fons Sapientiae, 2016.
LAJOLO, Marisa. Literatura- ontem, hoje, amanhã. São Paulo: UNESP, 2018.
LONGO, Giovanna. Cultura Clássica na sala de aula: contribuições para o ensino da Leitura. in: Novas reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa: diálogos entre escola e universidade, (org.) FERREIRA, E. AP. G. R; RAMOS, K.A. H. P; CARVALHO, K. C. H. P. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 77-91.
LOPES, Marlo; BARBOSA JR., Francisco Welligton de Sousa; MARTINS, José Clerton. Leitura de textos literários como subversão à linguagem do poder. Fractal: Revista de Psicologia,Niterói, v. 34, e42215, 2022. https://doi.org/10.22409/1984- 0292/2022/v34/42215
MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Sobre ensino da leitura. in: Palavras andantes: Ensino de literatura- antologia comemorativa (org.), SILVA, E.T; SILVA, L.L; OLIVEIRA, L.M.Campinas/SP: Edições Leitura Crítica/ALB, 2018.
TAMURA, Ana Lúcia Hermosilla. Concepções de professores alfabetizadores sobre leitura: implicações na formação leitora de seus alunos. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências), Universidade Estadual Paulista – UNESP - Campus de Marília, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ANA CAROLINA BORGES DE AGOSTINI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.