A formação do leitor literário: método criativo no Ensino Fundamental

Autores

  • ANA CAROLINA BORGES DE AGOSTINI UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Assis-SP https://orcid.org/0009-0000-7716-0799

Palavras-chave:

letramento literário, leitura, método criativo

Resumo

O presente artigo decorre de um trabalho que investiga de que forma é constituída a formação do leitor literário no âmbito do ensino básico com alunos do nono ano do ensino regular. Tem por objetivo problematizar os sentidos de um texto literário a partir de sequência didática que tem como objeto de gatilho a leitura de um texto imagético, “Rosa”, de Odilon Moraes. A elaboração do esquema de estruturação baseia-se em Rildo Cosson e Bordini e Aguiar, consoante a ponderações de outros autores, que são acionadas no intuito de discutir, bem como de explorar as maneiras de se fazer a leitura literária na escola. Dessa forma, chega-se à conclusão de que a proposta aponta para direções viáveis de atuação no âmbito do letramento literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira. O saldo da Leitura, in: FALEIROS, R.J; REZENDE, N.L; DALVI, M. A. (org.) Leitura de literatura na escola, 1ª ed. São Paulo, Parábola Editorial, 2013.

AZEVEDO, Ricardo. A formação do leitor e razões para a literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. ISBN 85-7338-927-3.

BORDINI, M. G; AGUIAR, V. T. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. São Paulo, Editora Brasiliense, 2010.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário/ 1. ed- São Paulo: Contexto, 2019.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática./ 2.ed., - São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura/ São Paulo: Contexto, 2020.

FERREIRA, E. AP. G. R. A leitura dialógica como elemento de articulação no interior de uma biblioteca vivida. in: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.)Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, Mercado de Letras, 2009, p.69-96.

FUZA, ngela; OHUSCHI, Márcia; MENEGASSI, Renilson. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas. ISSN: 1983-2400. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/RLE.V14I2.15401

GUIMARÃES, Anna Luiza L. Mas este livro é para criança? “Rosa” e A Terceira margem do livro ilustrado. 2018. (Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação- O livro para infância: textos, imagens e materialidades) São Paulo: Faculdade Facon-Polo- Casa Tombada, 2018.

L'ECUYER, Catherine. Educar na curiosidade: A criança como protagonista da sua educação. Barcelona: Fons Sapientiae, 2016.

LAJOLO, Marisa. Literatura- ontem, hoje, amanhã. São Paulo: UNESP, 2018.

LONGO, Giovanna. Cultura Clássica na sala de aula: contribuições para o ensino da Leitura. in: Novas reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa: diálogos entre escola e universidade, (org.) FERREIRA, E. AP. G. R; RAMOS, K.A. H. P; CARVALHO, K. C. H. P. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 77-91.

LOPES, Marlo; BARBOSA JR., Francisco Welligton de Sousa; MARTINS, José Clerton. Leitura de textos literários como subversão à linguagem do poder. Fractal: Revista de Psicologia,Niterói, v. 34, e42215, 2022. https://doi.org/10.22409/1984- 0292/2022/v34/42215

MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Sobre ensino da leitura. in: Palavras andantes: Ensino de literatura- antologia comemorativa (org.), SILVA, E.T; SILVA, L.L; OLIVEIRA, L.M.Campinas/SP: Edições Leitura Crítica/ALB, 2018.

TAMURA, Ana Lúcia Hermosilla. Concepções de professores alfabetizadores sobre leitura: implicações na formação leitora de seus alunos. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências), Universidade Estadual Paulista – UNESP - Campus de Marília, 2018.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

BORGES DE AGOSTINI, A. C. (2023). A formação do leitor literário: método criativo no Ensino Fundamental. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 160–177. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16169