Lusofonia e cultura africana na escola

uma proposta de sequência didática a partir do conto “Nós choramos pelo cão-tinhoso”

Autores

  • Mariana Andrade Ogasawara Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Palavras-chave:

Educação., Lusofonia., Cultura africana.

Resumo

Em razão da importância de desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos nas aulas de língua portuguesa, e também por conta da relevância de apresentar variações do idioma, este artigo propõe uma sequência de aulas para trabalhar com o conto “Nós choramos pelo cão-tinhoso”, de Ndalu de Almeida, no sétimo ano do ensino fundamental, de modo a colaborar para a discussão sobre a cultura de países africanos na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRITO, R. H. P. de. Papel do português em Timor-Leste. Agália. Revista de Estudos na Cultura, Santiago de Compostela, n. 104, p. 79-99, 2013.

HONWANA, L. B. Nós matamos o Cão Tinhoso! In: HONWANA, L. B. Nós matamos o cão tinhoso. São Paulo: Kapulana, 2019. e-book.

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

ONDJAKI. Nós choramos pelo Cão Tinhoso. In: CHAVES, R. (org.). Contos africanos: dos países de língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2009. p. 76-82. (Coleção Para Gostar de Ler, v. 44).

SANTOS, H. A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso. São Paulo: Senac, 2001.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Andrade Ogasawara, M. (2022). Lusofonia e cultura africana na escola: uma proposta de sequência didática a partir do conto “Nós choramos pelo cão-tinhoso”. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 22(1), 32–43. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15016

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.