Lusofonias
Caminhos para tornar o ensino de língua portuguesa mais acolhedor
Palavras-chave:
Ensino de português, Língua de acolhimento., Pedagogia SocialResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre como é promovido o ensino de língua portuguesa para (i)migrantes e refugiados, em dois contextos educacionais diferentes, dentro da cidade de São Paulo: o do ensino regular em uma escola pública e o do trabalho social realizado na Missão Paz, instituição da Igreja Católica que acolhe e apoia (i)migrantes que estejam ou não em situação de refúgio. Buscaremos demonstrar a relevância do papel da Educação Social e do ensino de português como língua de acolhimento nesse processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos e o quanto se pode contribuir para uma aprendizagem mais humanizadora.
Downloads
Referências
AMADO, R. de S. Português como segunda língua para comunidades de trabalhadores transplantados. Revista da Siple, ano 2, n. 1, p. 89-97, out. 2011.
AMADO, R. de S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Siple, Brasília, ano 4, n. 2, p. 11-17, out. 2013.
ANÇÃ, M. H. Entre língua de acolhimento e língua de afastamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais [...] Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2006. 1 CD-ROM.
FIORIN, J. L. A lusofonia como espaço linguístico. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua portuguesa e lusofonia: história, cultura e sociedade. São Paulo: PUC-SP, 2006.
FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
PEREIRA, G. F. Práticas para o ensino de português como língua de acolhimento em contexto escolar não formal: uma pedagogia intercultural. 2017. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
SOUZA NETO, J. C. Pedagogia Social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.