A escrita como prática social no processo de formação de professores no curso de Letras da URCA

Autores

  • Paula Perin
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Formação docente. Produção textual. Práticas sociais da escrita.

Resumo

Este artigo compartilha uma experiência de produção textual efetivada com estudantes de Letras da Universidade Regional do Cariri – Campus Missão Velha. Embasa-nos teoricamente a perspectiva dos Estudos do Letramento e o conceito de Multiletramentos. A metodologia é de cunho qualitativo, partindo de uma pesquisa-ação. A experiência demonstra que a vivência processual e eivada de funções sociais da produção textual permite que os professores em formação percebam a escrita em função de contextos de interação, supondo-se que, quando em exercício, eles construirão metodologias que permitam seus alunos a interagirem criticamente por via da escrita.

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Biografia do Autor

Paula Perin

Paula Perin é Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: paula.perin@hotmail.com

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade é Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Cea´rá, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: rogiellyson@yahoo.com.br.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Perin, P., & Andrade, F. R. da S. (2020). A escrita como prática social no processo de formação de professores no curso de Letras da URCA. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 56–73. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13352

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.