Desenvolvimento de habilidades inferenciais por meio da leitura e produção de textos argumentativos

Autores

  • Márcia Viana Boy de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

leitura, inferências, argumentação

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado da execução de um Projeto Didático de Gênero (PDG), como pesquisa de mestrado que promoveu o desenvolvimento de habilidades inferenciais em alunos do Ensino Fundamental II, através da leitura e produção de textos argumentativos (artigo de opinião, charges e tirinhas) que tratavam de um tema relevante para os estudantes: o uso do celular na sala de aula.  A pesquisa foi fundamentada principalmente nos estudos sobre o processo inferencial promovidos por Coscarelli (2002, 2012), Dell’Isola (2001), Fiorin (2016) e Koch (2017).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de Texto: Interlocução e Gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.
BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria E. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CANÇADO, Márcia. Manual de Semântica: noções básicas e exercícios. São Paulo: Contexto, 2013.
COSCARELLI, Carla Viana. Fundamento da Leitura. Belo Horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2012.
______. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA – Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002
______. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. Belo Horizonte, 1999. Tese de Doutorado em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia. Peret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.
DOLZ, Joaquim, SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. 2ª imp. São Paulo: Contexto, 2016.
GUIMARÃES, Ana Maria.; KERSCH, Dorotea F. Caminhos da Construção: Projeto Didático de Gênero no Domínio do Argumentar. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É Possível Facilitar a Leitura: Um guia para escrever claro. São Paulo. Editora Contexto, 2007.
KLEIMAN, Angela. Oficina de Leitura: teoria e prática. 12ª ed. Campinas: Editora Pontes, 2008.
KOCH, Ingedore G. Villaça , ELIAS, Vanda . Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.
MIANI, Rozinaldo Antonio. (2012) Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9ª Arte. São Paulo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99622 . Acesso em: 8 out. 2019.
RAUPP, Lisiane Ribeiro. Papel da Reescrita no Projeto didático de Gênero: uma mudança de perspectiva. In GUIMARÃES, Ana Maria.; KERSCH, Dorotea F. Caminhos da Construção: Projeto Didático de Gênero no Domínio do Argumentar. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Viana Boy de Oliveira, M. (2020). Desenvolvimento de habilidades inferenciais por meio da leitura e produção de textos argumentativos. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 74–90. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13337

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Religiosidades e Bíblia.