Produção de texto multissemiótico voltado à prática social

Autores

  • Cláudia Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

produção de texto – multissemioses – prática social

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de ensino de produção de texto multissemiótico desenvolvido conforme as orientações da BNCC e com vistas à prática social. O objetivo é analisar e discutir as etapas desse processo bem como seus resultados e implicações no aprendizado dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, cujos dados foram gerados por meio de atividades de produção textual aplicadas a uma turma de ensino fundamental de escola pública. As concepções da perspectiva sociointeracionista nortearam o desenvolvimento e a análise das etapas da prática desenvolvida. Os resultados mostraram que todo o processo permitiu aos alunos desenvolverem as habilidades propostas e compreenderem a produção textual como uma atividade interativa de expressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, I. Avaliação da produção textual no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Ensino Fundamental. MEC/ Secretaria de Educação Básica: Brasília-DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 23 mar. 2020.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. et al. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

MATENCIO, M. L. M. Atividades de retextualização em práticas acadêmicas: um estudo do gênero resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 25-32, 2002.

PAIVA, F.A. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, C.V. Tecnologias para aprender. 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 43-59.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia e poder semiótico: escrever hoje. Revista texto livre: Linguagem e Tecnologia, v.8, n.1, 2015, p. 112-123.

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

Downloads

Como Citar

Ribeiro Rodrigues, C. (2020). Produção de texto multissemiótico voltado à prática social. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 122–145. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13319