O conto A festa de Babette, de Karen Blixen, e a adaptação para o cinema de Gabriel Axel

Autores

  • Thais Morais Salomão Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

A festa de Babette; literatura; adaptação cinematográfica.

Resumo

O presente trabalho busca analisar as diferenças e semelhanças entre o conto A festa de Babette, de Karen Blixen, e sua adaptação cinematográfica, dirigida por Gabriel Axel. O conto talvez seja uma crítica ao ambiente religioso que imperava em casas dinamarquesas no fim do século XIX, mas o filme seguiu outro caminho. Axel valorizou os prazeres mundanos para contrastar com a austeridade religiosa e mostrar a reação dos membros de uma congregação diante de um banquete francês. Para elucidar a discussão, foram utilizados os conceitos de teóricos como Robert Stam, Linda Hutcheon e Syd Field.

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Referências

BERGAN, Ronald. Gabriel Axel Obituary. The Guardian, Londres, 10 de fev.2014. Disponível em:https://www.theguardian.com/film/2014/feb/10/gabriel-axel. Acesso em: 02 de nov.2019.

BLIXEN, Karen. A festa de Babette. Trad. Cassio de Arantes Leite. São Paulo: SESI-SP, 2018.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 7 ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2019.

FIELD, Syd. Manual do roteiro – os fundamentos do texto cinematográfico. 5a ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2 ed. – Florianópolis: UFSC, 2011.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v.51, n.1, p. 019 – 053, jul./dez. 2006.

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Morais Salomão, T. (2020). O conto A festa de Babette, de Karen Blixen, e a adaptação para o cinema de Gabriel Axel. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(2), 183–193. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13134