Línguas globais e desigualmente desterritorializadas

por uma formação intercultural crítica de professores de línguas

Autores

  • Souzana Mizan Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Línguas globais, Formação de professores, Interculturalidade crítica

Resumo

As línguas que contribuíram para a consolidação do Estado-nação na Europa, como o inglês, francês, espanhol e português, e colaboraram com os projetos colonizadores das nações estão cada vez mais adquirindo na contemporaneidade, caracterizada pela globalização e digitalização do conhecimento, um estatuto de línguas globais. Entretanto, esse fato pouco influencia as práticas de ensino para a formação de professores nessas línguas globais. Neste artigo, a partir da discussão do inglês como língua global, mostramos que a expansão dessas línguas no mundo é realizada de maneira desigual e descrevemos práticas que desenvolvemos que buscam uma formação intercultural crítica de professores de línguas globais.

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Biografia do Autor

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.

Departamento de Letras EFLCH

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Mizan, S. (2019). Línguas globais e desigualmente desterritorializadas: por uma formação intercultural crítica de professores de línguas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(3), 273–289. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12827