Línguas globais e desigualmente desterritorializadas

por uma formação intercultural crítica de professores de línguas

  • Souzana Mizan Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.
Palavras-chave: Línguas globais, Formação de professores, Interculturalidade crítica

Resumo

As línguas que contribuíram para a consolidação do Estado-nação na Europa, como o inglês, francês, espanhol e português, e colaboraram com os projetos colonizadores das nações estão cada vez mais adquirindo na contemporaneidade, caracterizada pela globalização e digitalização do conhecimento, um estatuto de línguas globais. Entretanto, esse fato pouco influencia as práticas de ensino para a formação de professores nessas línguas globais. Neste artigo, a partir da discussão do inglês como língua global, mostramos que a expansão dessas línguas no mundo é realizada de maneira desigual e descrevemos práticas que desenvolvemos que buscam uma formação intercultural crítica de professores de línguas globais.

Biografia do Autor

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Graduação em Letras (EFLCH), Guarulhos, SP, Brasil.

Departamento de Letras EFLCH

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Publicado
2019-12-19
Como Citar
Mizan, S. (2019). Línguas globais e desigualmente desterritorializadas. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 19(3), 273-289. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12827