Poéticas do eu

A fenomenologia do instante em Clarice Lispector

Autores

Palavras-chave:

Fenomenologia, Clarice Lispector, “O relatório da coisa”

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar o conto “O relatório da coisa”, de Clarice Lispector, a partir de uma leitura fenomenológica. O foco da análise centra-se nos aspectos que demonstrem as relações de significação, ou entrelaçamento, estabelecidas entre o eu e o outro no conto. A manutenção do instante parece ser elemento primordial para que tal interação se dê entre os sujeitos e as coisas. Ainda, o presente estudo intenta elucidar aspectos referentes à construção de sentido que nasce a partir dos encadeamentos de silêncios estabelecidos pelas vozes no conto. Assim, a fenomenologia engendrada, principalmente, por Merleau- Ponty se mostra a mais pertinente para tal perspectiva de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Caetano de Almeida, UTFPR

Prof. do curso de Letras no DALIC e no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UTFPR.

Andrea de Carvalho, Mestranda pelo PPGEL (UTFPR)

Aluna bolsista da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da UTFPR.

Referências

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. 2. ed. Tradução de Hortênsia dos Santos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1981.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In.: EIKHENBAUM, B. Teoria da Literatura: Formalistas Russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978.

LISPECTOR. Clarice. Onde estivestes de noite. Rocco. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

_____. Entrevista [1977]. Entrevistador: Júlio Lerner São Paulo, TV Cultura Digital: 1977.

MERLEAU-Ponty, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves, Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

_____. O visível e o invisível. 4. ed. Tradução de José Artur Gianotti, Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2009.

MOSER, Benjamin. Why this world: a biography of Clarice Lispector. New York: Oxford University Press, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras Incompletas. Seleção de Gérard Lebrun. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

NUNES, Benedito. A clave do poético. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SARTRE, Jean-Paul. Que é Literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1996.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

de Almeida, R. C., & de Carvalho, A. (2020). Poéticas do eu: A fenomenologia do instante em Clarice Lispector. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 20(3), 101–117. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12736