“O Brasil feliz de novo”: análise discursiva da campanha eleitoral petista nas eleições de 2018

Autores

  • Jéssica Dametta Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Resumo

Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, este artigo propõe-se a trazer uma reflexão sobre a campanha eleitoral petista durante a disputa do cargo de presidente da República nas eleições de 2018. Utilizando principalmente os conceitos de formação ideológica, de Louis Althusser, de formação discursiva, de Michel Foucault, e de argumentação no discurso e ethos discursivo, apresentados na obra de Ruth Amossy, busca-se abordar a adaptação do discurso e das estratégias argumentativas do partido nos dois diferentes momentos das eleições: primeiro e segundo turnos.

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Biografia do Autor

Jéssica Dametta, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Biblioteca Universal Presença, 1969.

AMOSSY, Ruth. Argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

Dametta, J. (2022). “O Brasil feliz de novo”: análise discursiva da campanha eleitoral petista nas eleições de 2018. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3), 173–189. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/12143