Análise de um anúncio publicitário sob a perspectiva da semiótica greimasiana

  • Nadir Chagas Ribeiro dos Santos

Resumo

O discurso de que a mulher deve ser subserviente ao homem ainda está vivo. Por vezes, isso implica ela aceitar dele, passivamente, agressões morais, psicológicas e até mesmo físicas – em outras palavras, conviver com a agressão, sem reagir. Este trabalho aborda esta questão da violência à mulher e o faz sob a perspectiva da semiótica de origem francesa, tendo como objeto um anúncio alusivo a uma campanha internacional de luta contra a violência à mulher. Apresenta conceitos da teoria desenvolvida por A. J. Greimas aplicados à análise do texto. O corpus em questão foi extraído do blog Empreendedorismo Rosa, veiculado por ocasião da celebração do dia internacional de luta contra a violência à mulher, ou seja, 25 de novembro.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Chagas Ribeiro dos Santos, N. (2018). Análise de um anúncio publicitário sob a perspectiva da semiótica greimasiana. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11774