GUILHERME TELL: OS PRINCÍPIOS ROMÂNTICOS NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • ana rosa Gonçalves de paula guimarães Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários), pela Universidade Federal de Uberlândia; especializações em Teoria Psicanalítica, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Souza.

Resumo

O presente trabalho procura evidenciar as principais características e funções da literatura infantil e, enquanto objetivos, busca, a partir da leitura interpretativa da narrativa de Guilherme Tell, apresentar as ideologias com as quais a história é construída e divergida ao público infantil. Como obra romântica, de autoria de Schiller, Guilherme Tell evidencia a justiça social, o patriotismo, o nacionalismo, a honra, a dignidade e a coragem como posturas do homem romântico para enfrentar as mazelas da esfera coletiva.   

 

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Biografia do Autor

ana rosa Gonçalves de paula guimarães, Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários), pela Universidade Federal de Uberlândia; especializações em Teoria Psicanalítica, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Souza.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

de paula guimarães, ana rosa G. (2018). GUILHERME TELL: OS PRINCÍPIOS ROMÂNTICOS NA LITERATURA INFANTIL. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 18(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11585