GUILHERME TELL: OS PRINCÍPIOS ROMÂNTICOS NA LITERATURA INFANTIL
Resumo
O presente trabalho procura evidenciar as principais características e funções da literatura infantil e, enquanto objetivos, busca, a partir da leitura interpretativa da narrativa de Guilherme Tell, apresentar as ideologias com as quais a história é construída e divergida ao público infantil. Como obra romântica, de autoria de Schiller, Guilherme Tell evidencia a justiça social, o patriotismo, o nacionalismo, a honra, a dignidade e a coragem como posturas do homem romântico para enfrentar as mazelas da esfera coletiva.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. J. C. Schiller & a cultura estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlete Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CARPEAUX, O. M. O Romantismo por Carpeaux. São Paulo: Leya, 2012.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria-análise-didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DISCINI, N. Intertextualidade e conto maravilhoso. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2011.
FERRO, A. A psicanálise como literatura e terapia. Tradução de Marta Petricciane. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
KINDERMANN, B. Guilherme Tell/Friedrich Schiller. Recontado por Barbara Kindermann; ilustrações Klaus Ensikat; tradução Christine Röhrig. Companhia Editora Nacional, 2007.
SALIBA, E. T. As Utopias Românticas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
SAFRANSKI, R. Romantismo: uma questão alemã. Tradução de R. Rios. São Paulo: Estação Liberdade, 2010.
SCHILLER, J. C. F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 2011a.
SCHILLER, J. C. F. Friedrich Schiller: do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011b.
LAJOLO, M. & ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História e histórias. São Paulo: Ática, 2004.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.