A identidade pós-moderna de A era do rádio - saudades do Brasil
Resumo
A Era do Rádio – saudades do Brasil foi escrita por Anamaria Nunes, em 1997, e sua estreia aconteceu em 1998 sob direção da própria autora. Essa peça revive a era de ouro da Rádio no Brasil, trata-se de um texto elaborado a partir de frases e fatos ocorridos durantes as décadas de 40 e 50, retomados por meio de numerosas citações. Este trabalho pretende investigar duas características pós-modernas presentes no texto, como: por um lado, a presença da Ironia, assim como e, por outro, o diálogo estabelecido pelo texto teatral com a história da Rádio. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos feitos por Linda Hutcheon em Poética do Pós-modernismo (1988), Uma Teoria da Paródia (1989) e Teoria e Política da Ironia (2000). Para a intertextualidade presente na obra de Nunes, utilizamos os estudos de Júlia Kristeva em sua obra Introdução à Semanálise (1974).
Palavras-chave: Ironia, Paródia, teatro, pós-modernidade.
Downloads
Referências
ABEL, Lionel. Metateatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
BARROS, Diana Luz Pessoa de e Fiorin, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.
__________________________. “Contribuições de Bakhtin” in BRAIT, Beth. Bakhtin dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Unicamp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiéviski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
________________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
________________. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
________________. Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
ESSLIN, Martin. Uma Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GRAMÁTICO, Dáurea. Histórias de gente do Radio. São Paulo: IBRASA, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
__________________. Teoria e Política da Ironia. Trad. Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
__________________.Uma teoria da Paródia. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NUNES, Anamaria. Geração Trianon. In: Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, 1988. v. 117. p. 25-46.
__________________.O tambor e o anjo & A era do rádio, saudades do Brasil. Campos dos Goytacazes: Darda Editora, 2017.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______________. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SAROLDI, Luiz Carlos e Moreira, Sonia Virgínia. Rádio Nacional- O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.