Problemas emocionais/comportamentais em uma amostra de crianças brasileiras durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Natália Sant'Anna da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Livia Branco Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Katia Fernandes de Oliveira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rosangela dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Monzani da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Problemas de comportamento, Problemas emocionais, Crianças, Covid-19, Brasil

Resumo

Considerando a realidade instaurada pela pandemia da coronavirus disease 2019 (Covid-19), estudos apontam crianças como mais vulneráveis a apresentarem problemas comportamentais e emocionais (como desatenção, hiperatividade, depressão e ansiedade). Buscamos descrever a frequência de problemas emocionais/comportamentais em crianças brasileiras que estavam em isolamento social no início da pandemia de Covid-19, e verificar possíveis diferenças nas pontuações de problemas e nas chances de pontuações clínicas em função das variáveis sexo e idade. A amostra foi composta por 277 responsáveis por crianças entre sete e 11 anos. Entre os instrumentos utilizados, estão o Child Behavior Checklist e a Ficha de Dados Sociodemográficos. As escalas nas quais problemas foram identificados com maior frequência foram: problemas totais, ansiedade/depressão e problemas com o pensamento. Meninos apresentaram mais chances de ansiedade/depressão, problemas de sociabilidade, com o pensamento, afetivos, ansiedade e maiores pontuações na escala de internalização. Crianças mais velhas têm mais chances de desenvolver problemas somáticos e menos chances de violar regras. Tais resultados demonstram possíveis consequências comportamentais/emocionais em crianças brasileiras em isolamento social, especialmente em meninos. 

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Publicado

08-11-2022

Edição

Seção

Artigos