Funcionalidade da comunicação e problemas de comportamento em crianças autistas: A visão do acompanhante terapêutico
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Acompanhante terapêutico, Problemas de comportamento, Comunicação disfuncional, Comportamento disfuncionalResumo
Os indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista têm como característica principal déficits na comunicação, na sociabilidade e no comportamento. O acompanhante terapêutico surge como mediador para auxiliar o indivíduo na melhora do quadro. Este trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o grau de dificuldade referido pelo acompanhante terapêutico responsável pelo atendimento a crianças com TEA e a funcionalidade da comunicação e alterações de comportamento das crianças referidas por ele. Para isso, 30 acompanhantes terapêuticos responderam a três instrumentos por criança atendida, sendo eles: Checklist de Funcionalidade Comunicativa, CBCL/6-18 e um questionário acerca da qualidade do atendimento prestado perante comportamentos e comunicação disfuncionais. Os resultados indicaram que os comportamentos inadequados e a dificuldade na comunicação interferem nos atendimentos de 58% dos entrevistados. Dentro da população analisada, não houve relação entre problemas de comportamento e a não funcionalidade da comunicação. Este
artigo faz-se relevante por abordar temas de interesse de profissionais e pesquisadores que busquem atuar com o público autista, fornecendo informações acerca de possíveis desafios relacionados à comunicação e comportamento disfuncionais.
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