Funcionalidade da comunicação e problemas de comportamento em crianças autistas: A visão do acompanhante terapêutico

Autores

  • Bárbara Pepe Paes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Monzani da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cibelle Albuquerque de la Higueira Amato Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Acompanhante terapêutico, Problemas de comportamento, Comunicação disfuncional, Comportamento disfuncional

Resumo

Os indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista têm como característica principal déficits na comunicação, na sociabilidade e no comportamento. O acompanhante terapêutico surge como mediador para auxiliar o indivíduo na melhora do quadro. Este trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o grau de dificuldade referido pelo acompanhante terapêutico responsável pelo atendimento a crianças com TEA e a funcionalidade da comunicação e alterações de comportamento das crianças referidas por ele. Para isso, 30 acompanhantes terapêuticos responderam a três instrumentos por criança atendida, sendo eles: Checklist de Funcionalidade Comunicativa, CBCL/6-18 e um questionário acerca da qualidade do atendimento prestado perante comportamentos e comunicação disfuncionais. Os resultados indicaram que os comportamentos inadequados e a dificuldade na comunicação interferem nos atendimentos de 58% dos entrevistados. Dentro da população analisada, não houve relação entre problemas de comportamento e a não funcionalidade da comunicação. Este
artigo faz-se relevante por abordar temas de interesse de profissionais e pesquisadores que busquem atuar com o público autista, fornecendo informações acerca de possíveis desafios relacionados à comunicação e comportamento disfuncionais. 

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Publicado

10-08-2023

Edição

Seção

Artigos