Atividade física e lazer na síndrome de Down: uma revisão integrativa

Autores

  • Raíssa Torres de Menezes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Rita Avelino Amorim Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Atividade física, Lazer, Qualidade de vida, Adulto

Resumo

Introdução: A Síndrome de Down (SD) é a forma mais comum de anormalidade cromossômica em humanos e está associada a deficiências intelectuais e fisiológicas. A atividade física é um recurso utilizado para minimizar as alterações presentes na SD. Os níveis de atividade física praticados por adultos com SD são baixos em relação à população típica, predispondo-os à obesidade e outras doenças crônicas. Além disso, há uma série de facilitadores e barreiras que cooperam para a prática regular de atividade física e o lazer, como apoio familiar, abordagens terapêuticas, oportunidades sociais e as próprias características fisiológicas presentes na SD. Objetivo: analisar evidências científicas sobre atividade física e lazer na síndrome de Down. Método: foram incluídos neste estudo artigos científicos indexados nas bases de dados SciELO, Lilacs, Cochrane, PEDro, PubMed e Pepsic, do tipo ensaios clínicos randomizados, escritos em português e inglês no período de 2010 a 2020. Resultado: foram encontrados 1237 artigos nas buscas. Na triagem por título e resumo, foram excluídos 1227 artigos, sendo 10 artigos selecionados para a leitura na íntegra e inclusão nesta revisão. Os artigos selecionados foram agrupados em: a) correlação entre atividade física e SD e b) correlação entre lazer e SD. Conclusão: Poucos artigos abordam as temáticas estudadas neste estudo, porém, a literatura apresenta que existe baixo engajamento desta população na prática de atividade física e baixo incentivo no envolvimento em atividades de lazer.

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Biografia do Autor

Raíssa Torres de Menezes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fisioterapeuta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ana Rita Avelino Amorim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

01-07-2021

Edição

Seção

Artigos