O brincar e sua influência no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista

Autores

  • Alanna Moura Unifacs
  • Bruna Monyara Unifacs
  • Anna Lúcia Marchesini Unifacs

Palavras-chave:

Brincar, Autismo, Desenvolvimento Infantil, Transtorno do espectro autista, Psicologia infantil

Resumo

Esse artigo busca proporcionar reflexões acerca dos impactos da brincadeira sobre aspectos do desenvolvimento infantil, especificando a necessidade de intervenções que estimulem a prática do brincar em crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Visto que a experiência do brincar perpassa o campo biopsicossocial, faz-se necessário pensar como esse processo atravessa as crianças com TEA frente às peculiaridades de se relacionar com o outro e com o mundo. O estudo bibliográfico foi produzido com base na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky, por meio de livros e levantamentos teóricos de publicações entre os anos 2008-2018, selecionados em plataformas digitais. Como resultado, entende-se que o estímulo das experiências proporcionadas pelo brincar promove um enriquecimento de estruturas psicológicas, levando à construção de sujeitos cada vez mais autônomos. Tal capacidade não deve ser limitada quando se fala de crianças com TEA, que através de mediação e estímulos adequados possuem condições de se desenvolver brincando.

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Biografia do Autor

Anna Lúcia Marchesini, Unifacs

Mestre em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) com ênfase em Teoria Winnicottiana do amadurecimento humano - Enfoque no processo de desenvolvimento da primeira infância à fase adulta. Psicóloga Clínica CRP:03/5426 - atendimentos presenciais e on-line de crianças e adultos. Docente do curso de Psicologia da UNIFACS. Docente em cursos de graduação e pós graduação. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade São Bento da Bahia - grupo Unidom. Psicóloga atuante do NAAP - Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico do grupo Unidom. Membro integrante do Comitê de Ética e Pesquisa do Grupo Unidom. Parecerista e e membro editorial da Revista EMPHASIS do grupo Unidom.

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Publicado

01-07-2021

Edição

Seção

Artigos