Multiplicidade Versus a “Imagem” da Multiplicidade: Um Olhar Sobre o Projeto do Grupo Archigram para a “Plug-In City”
Palavras-chave:
Archigram, Plug-In City, Arquitetura inglesa, Projeto de arquiteturaResumo
O presente trabalho trata da obra do grupo inglês Archigram, formado por seis arquitetos e cuja produção coletiva vai de 1961 a 1974. Aborda, de forma específica, o projeto para a Plug-In City, elaborado por Peter Cook (integrante do grupo) a partir de 1964. O objetivo é levantar alguns questionamentos sobre a “imagem” da variedade e da multiplicidade propostas por Archigram em Plug-in City, buscando confrontá-la com a complexidade dos processos de produção e conformação metropolitanas que, na maior parte das vezes, escapam à dimensão reguladora do desenho arquitetônico – articulando-se, ao invés disso, na busca de formas outras de comunicação, expansão e integração sistêmica. Para tanto, percorremos brevemente as discussões do grupo a partir da história da revista (“magazine”) Archigram, principal veículo de divulgação de suas ideias. Em seguida, analisamos o projeto mesmo de Plug-in City, suas peças gráficas e também algumas elaborações correlatas – teóricas e projetuais –, com o intuito de situar historicamente o objeto analisado. Por fim, recapitulamos algumas formulações historiográficas de interesse (Reyner Banham, Manfredo Tafuri e Alan Colquhoun) que, ao se aproximarem da obra de Archigram a partir de diferentes vieses metodológicos, fornecem-nos uma visão multifacetada do problema, apontando algumas restrições e possibilidades – não somente ideológicas, mas também históricas – que se afirmavam de forma cada vez mais enfática naquele momento, no âmbito do discurso sobre a arquitetura e sobre as cidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.