Arquitetura e urbanismo resilientes às inundações
Palavras-chave:
Projeto em áreas de risco, Arquitetura resiliente, Inundações urbanasResumo
Os acidentes associados a inundações urbanas têm atingido mais as classes sociais menos favorecidas e os assentamentos precários. As políticas públicas brasileiras em relação às regiões ambientalmente frágeis têm se direcionado para identificação e tratamento das áreas de risco ocupadas e, os maiores investimentos ainda são empregados no socorro às vítimas e as ações para que os acidentes sejam minimizados ou evitados são deixadas em segundo plano.
As inundações urbanas geram perdas socioeconômicas e ambientais cada vez mais graves. A postura de combater esses danos tem mudado nas últimas décadas e passou da finalidade de previsão e socorro as vítimas para a de construir edifícios e cidades resilientes
O objetivo desta investigação é de identificar os desafios e possibilidades da arquitetura e urbanismo resilientes em áreas suscetíveis a inundações. O procedimento metodológico empregado foi o levantamento de dados primários e secundários com relação às políticas públicas e tipos construtivos nacionais e internacionais, com ênfase no século XXI.
Os resultados elencam soluções projetuais que podem auxiliar novos processos de projeto de edificações que amparam a preservação social nos casos de inundações
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.