Notas Para Uma Nova Gestão

Autores

  • Catherine Otondo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v21n1p23-27

Palavras-chave:

Arquitetura; Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Legalidade Profissional; Projeto Político.

Resumo

O texto aborda os antecedentes à formação de uma nova chapa para a eleição do CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Projeto da Chapa do CAU Mais Plural -  e os princípios - plataforma de ações e valores - que regem esta nova gestão, pensados a partir de experiências que impulsionaram a ocupação das mulheres frentes às posições estratégicas de instituições políticas, a fim de mobilizar propostas aderentes às demandas reais da profissão, basenando-se na tecnologia e na comunicação como ferramentas intermediárias entre essas profissionais e a sociedade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine Otondo , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1993).Iniciou seu estudos em Arquitetura na - École D`Architecture Paris la Seine (1987). Lecionou Linguagem Arquitetônica no Ensino Medio do Colegio Santa Cruz (SP) entre 1991-96. Em 2013 obteve o titulo de Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com a tese: Pensar e Fazer: desenho e espaço construído na obra de Paulo Mendes da Rocha. Publicou vários livros sobre a obra do arquiteto. Entre os ando 2015 a 2107 foi professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em São Carlos, na disciplina Projeto de Edificações IV. E atualmente leciona Projeto de Edificações na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No campo da prática é sócia diretora do escritório de arquitetura Base Urbana, que atua nas diversas escalas do campo de atuação do arquiteto e urbanista: o desenho da cidade e os meios de sua construção. Recebeu em 2014 o Prêmio Melhor Urbanidade da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo projeto de reurbanização da Favela do Sapé em São Paulo

Referências

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 39.

OTONDO, C. Onde estão as mulheres arquitetas? Revista Monolito, 36. São Paulo, n. 36, 2017.

STRATIGAKOS, D. (ed.). Where are the women in architecture? New Jersey: Princeton University Press, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

OTONDO, C. Notas Para Uma Nova Gestão . Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 23–27, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v21n1p23-27. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/notas.nova.gestao.cadernos.pos.au.2021.1. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos