Evolução do projeto de plantas de apartamentos em Curitiba

uma análise da obra do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernosarquitetura.v19n2p84-101

Palavras-chave:

Apartamentos; Edifícios residenciais; Habitação, Tipologia, Verticalização.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar elementos para analisar a evolução do projeto de plantas de apartamentos em Curitiba, com ênfase na obra do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes. Considera-se o aparecimento dos primeiros projetos de apartamentos na cidade e a transição para um momento de maior especialização dos seus autores, com evolução qualitativa no desenho das plantas. O método considera uma dupla estratégia, com abordagem bibliográfica e analítica, a partir do mapeamento das plantas e do seu redesenho sintético na forma de diagramas. A análise de plantas possibilita identificar diferentes elementos de desenho e aumentar a compreensão sobre as razões de suas alterações ao longo do tempo.

Palavras-chave: Apartamentos; Edifícios residenciais; Habitação, Tipologia, Verticalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Borba Vianna, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em arquitetura e urbanismo (FAUUSP); Professor assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Arquiteto e urbanista no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Referências

BOLETIM PMC. Plano de Urbanização de Curitiba – Plano Agache. Ano II, n. 12. Curitiba: Secretaria da Prefeitura, 1943.

BONDUKI, N. Origens da habitação social no Brasil. Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Fapesp, 1998.

GNOATO, S. Documento: Elgson Ribeiro Gomes. Revista AU, São Paulo, n. 70, p. 67-72, fev./mar. 1997.

GNOATO, S. Arquitetura do movimento moderno em Curitiba. Curitiba: Travessa dos Editores, 2009.

GOMES, E. R. Transcrição de apresentação. In: BERRIEL, A.; SUZUKI, J. (org.). Memória do arquiteto: pioneiros da arquitetura e do urbanismo no Paraná. Curitiba: IAB-PR, UFPR, 2012. p. 30-47.

LEMOS, C. A. C. Edifícios residenciais em São Paulo: da sobriedade à personalização. Revista Projeto, São Paulo, n. 133, p. 57-58, jul./ago. 1990.

PEDRO, J. B. Definição e avaliação da qualidade arquitetônica habitacional. Apresentação do programa habitacional e do método de avaliação. Lisboa: LNEC, 2005.

REIS FILHO, N. G. Quadro da arquitetura no Brasil. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SUTIL, M.; GNOATO, S. Romeu Paulo da Costa, vida e arquitetura. Curitiba: Edição dos Autores, 2004.

XAVIER, A. Arquitetura moderna em Curitiba. São Paulo: Pini, Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1985.

Downloads

Publicado

2020-02-20

Como Citar

VIANNA, F. B. Evolução do projeto de plantas de apartamentos em Curitiba: uma análise da obra do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 84–101, 2020. DOI: 10.5935/cadernosarquitetura.v19n2p84-101. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/evolucao.projeto.plantas.apartamentos.curitiba.cadernos.2019.2. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos