Estudo Preliminar de Reurbanização do Parque da Grota da Bela Vista

Autores

  • Paulo A. Mendes da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Bela Vista; Habitação; Escola; Lazer; Densidade habitacional; Ocupação do solo; Aproveitamento recursos.

Resumo

Estudo de urbanização ampliando a concepção do zoneamento, no sentido de uma compreensão espacial das peculiaridades do bairro, propondo um futuro desejável através de intervenção arquitetônicas na paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo A. Mendes da Rocha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paulo Archias Mendes da Rocha nasceu em Vitória, no Espírito Santo, em 25 de outubro 1928, e formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1954.

Convidado por Vilanova Artigas passou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo a partir de 1959. Professor Titular nessa escola em 1998. Recebe o título de professor Emérito em 2010.

Com várias obras vencedoras em concursos públicos, Paulo Mendes da Rocha é autor do projeto do Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka; está entre os finalistas premiados no concurso internacional para o anteprojeto do Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris (1971); projetou a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo que lhe valeu o “Premio Mies van der Rohe de Arquitectura Latinoamericana”, em Barcelona (2000). “Pritzker Architecture Prize 2006.

 2016 -  PRÊMIO LEÃO DE OURO EM VENEZA.

 2016 -  PRÊMIO NO JAPÃO –PRAEMIUM IMPERIALE.

 2017 -  PRÊMIO ROYAL GOLD MEDAL (RIBA) EM LONDRES.

Sua obra está publicada em diversas revistas e livros nacionais e internacionais e consta dos acervos do MoMa – NY e Beaubourg – Paris.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

A. MENDES DA ROCHA, P. Estudo Preliminar de Reurbanização do Parque da Grota da Bela Vista. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 162–171, 2021. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/estudo.preliminar.parque.grota.cadernos.pos.au.2021.1. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Projetos