Arquitetura para moradia e trabalho

Estudo de casos nos subúrbios cariocas

Autores

  • Ana Slade FAU/ UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/cadernospos.v20n2p58-89

Palavras-chave:

Subúrbios; Uso misto; Arquitetura para moradia e trabalho.

Resumo

No presente artigo são analisados três estudos de caso no subúrbio carioca. A aproximação a esses ambientes construídos e aos modos de vida de seus residentes tem o intuito de reconhecer, registrar e divulgar suas formas peculiares de produção do espaço, que não correspondem a modelos hegemônicos, mas são resultado de um processo de construção cotidiana. A unidade habitacional que conjuga moradia e trabalho tem um papel de destaque na produção de seus ambientes urbanos, que diferentemente das áreas residenciais planejadas e à revelia das legislações, se mistura com casas de uso estritamente residencial. É proposta uma formulação específica dos conceitos de público e privado e de repertório para o projeto, de acordo com o reconhecimento dos espaços, valores culturais, necessidades e práticas sociais apreendidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDUKI, N.; ROLNIK, R. Periferia de São Paulo: reprodução do espaço como expediente de reprodução da força de trabalho. In: MARICATO, E. (ed.). A produção capitalista da casa e da cidade no Brasil industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1979.

BONDUKI, N. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo: Estação da Liberdade Fapesp, 1998.

BONDUKI, N. Os pioneiros da habitação social. São Paulo: Edições Sesc e Fundação Editora Unesp, 2014.

GAUSA, M. OPEN Espacio Tiempo Información: Arquitectura, Vivienda y Ciudad Contenmpo-ránea. Teoría y Historia de un Cambio. Barcelona: ACTAR, 2010.

HETZBERGER, H. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SANTOS, C. N. F.; VOGEL, A.; MELLO, M. A. da S. et al., Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. 3. ed. São. Paulo: Projeto FINEP; IBAM, 1985.

SANTOS, J. J. M. dos. De freguesias rurais a subúrbio: Inhaúma e Irajá no município do Rio de Janeiro. 1996. Tese (Doutorado em História Social) — Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1996.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

SLADE, A. Arquitetura para moradia e trabalho: Estudo de casos nos subúrbios cariocas. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 58–89, 2021. DOI: 10.5935/cadernospos.v20n2p58-89. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/arquitetura.moradia.trabalho.cadernos.pos.au.2020.2. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos