Projeto de Urbanização de Assentamentos Precários no Rio de Janeiro e São Paulo: Um Instrumento de Construção de Cidade

Autores

  • Viviane Manzione Rubio Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Angélica Tanus Benatti Alvim Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Assentamentos Precários, Favelas, Projeto de Urbanização

Resumo

Este artigo discute a questão dos assentamentos precários, particularmente as favelas, à luz dos projetos de urbanização implementados, parte das políticas públicas brasileiras no contexto pós 1988.

Entende-se o projeto de urbanização de favelas como parte de um processo amplo de qualificação dos assentamentos precários e sua integração à cidade formal. Tem-se como objetivo geral a contribuição para a ampliação do conhecimento sobre a importância do projeto de urbanização para a integração dos assentamentos precários, particularmente as favelas, à cidade.

Busca-se como objetivos específicos, discutir o projeto como principal ferramenta utilizada na construção de cidade nos assentamentos precários e identificar os princípios norteadores utilizados na formatação dos programas e dos projetos de urbanização de favelas que podem ser recomendados em outras experiências.

Os Programas Favela Bairro no Rio de Janeiro (1994 - 2000) e Bairro Legal em São Paulo (2001 - 2004) são as principais referências desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

RUBIO, V. M.; ALVIM, A. T. B. Projeto de Urbanização de Assentamentos Precários no Rio de Janeiro e São Paulo: Um Instrumento de Construção de Cidade. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 38, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/RUBIO.2013.2. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos