Grandes Coberturas na Arquitetura Contemporânea: Estudos de Caso do Sony Center e do Mercado de Santa Caterina

Autores

  • Célia Regina Moretti Meirelles Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sunao Kishi Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Coberturas, Forma, Estrutura

Resumo

Este trabalho tem como propósito realizar a análise das técnicas construtivas aplicadas às coberturas contemporâneas, onde a forma e a estrutura têm um papel relevante frente aos condicionantes de projeto.

O recorte escolhido são dois projetos que apresentam a concepção estrutural diferenciada, aplicam novos materiais e resgatam os conceitos tectônicos. A cobertura do Sony Center em Berlim do arquiteto Helmut Jahn e a cobertura do Mercado Santa Caterina em Barcelona de Enric Miralles.

A metodologia empregada foi a realização da revisão da literatura, a experimentação, a visita ao local e uma análise das técnicas empregadas em cada projeto. No Sony Center, o arquiteto aplica conceitos de uma cobertura leve, ousada, cuja forma passa a mensagem de inovação, com aplicação de novos materiais, as membranas com teflon e fibra de vidro. No mercado Santa Caterina, o arquiteto incorpora as considerações tectônicas aplicadas na construção da cobertura, valoriza a forma plástica da cobertura e ao mesmo tempo resgata a história e a cultura local. Miralles apresenta um grande envolvimento com as técnicas construtivas. No Mercado Santa Caterina aplica uma estrutura mista em madeira laminada e aço tubular, evidenciando a estrutura. No revestimento da cobertura utiliza cerâmica colorida que remete as cores das frutas, o que alguns pesquisadores consideram como uma quinta fachada.

A pesquisa pretende contribuir com a arquitetura, na medida em que novas ferramentas têm permitido a aplicação de estruturas e formas ousadas, a concepção de novas coberturas, a valorização do uso de modelos como forma de experimentação e seu rebatimento no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

MEIRELLES, C. R. M.; KISHI, S. Grandes Coberturas na Arquitetura Contemporânea: Estudos de Caso do Sony Center e do Mercado de Santa Caterina. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 19, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/MEIRELLES.2013.2. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos