Félix Candela, Paraboloides Hiperbólicos e a Arquitetura Paulista: Estudo de Casos
Palavras-chave:
Félix Candela, Cascas, Paraboloide hiperbólicoResumo
A plasticidade do concreto armado permitiu a criação de espaços amplos possibilitando a execução de superfícies com formas diferenciadas. O arquiteto Félix Candela contribuiu de modo significativo para o domínio técnico do concreto armado e sua aplicação em cascas finas, aplicando as equações de membrana às formas geométricas reconhecidas, os paraboloides hiperbólicos. Os objetivos desta pesquisa são manter em evidência a obra de Félix Candela, e identificar a expressão dele na arquitetura Paulista, buscando obras onde ocorreram a apropriação dos conceitos aplicados na busca da forma e/ou das técnicas de Candela. O método foi estruturado a partir de estudos de casos, com seleção das obras a partir de um levantamento de publicações na revista Acrópole (de 1950 a 1970), entre elas o Centro de Serviço e Combustíveis da Cooperativa Agrícola de Cotia, de 1958, e as estações de trem da antiga Mogiana Paulista, de 1964. Como também de obras de grande relevância, como a cobertura do mercado municipal de Pirituba, inaugurado em 1972, e as coberturas dos terminais de ônibus do metrô Ana Rosa e Vila Mariana, inauguradas em 1974. As etapas constam de revisão da literatura, e investigação em campo, com visitas às obras no México e São Paulo. O trabalho evidencia a presença de obras na arquitetura paulista que, sem perder sua singularidade, se aproximam das ideias e obra de Félix Candela.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.