Implicaçòes do Sistema Defensivo na Organização Espacial Urbana no Recife Nassoviano: uma Análise sob Princípios da Sintaxe Espacial

Autores

  • Pedro Henrique Cabral Valadares Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Renascimento, Recife no século XVII, fortificações, sintaxe espacial

Resumo

O presente trabalho intende demonstrar por meio de análises de alguns princípios da Sintaxe Espacial as relações entre o sistema defensivo e a organização do espaço urbano no Recife nassoviano (1637–1644), período que compreende a estada de Maurício de Nassau na cidade como governante do domínio holandês no Brasil. Tais relações serão avaliadas especialmente em acordo com a área de abrangência que cada fortificação poderia defender e as consequências desse plano de defesa no ordenamento urbanístico da cidade no mencionado recorte temporal. Ao fim das análises do corpus deste trabalho são percebidas nitidamente as relações entre a composição do ordenamento urbano e o complexo fortificado do Recife sob o governo de Nassau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-05

Como Citar

VALADARES, P. H. C. Implicaçòes do Sistema Defensivo na Organização Espacial Urbana no Recife Nassoviano: uma Análise sob Princípios da Sintaxe Espacial. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 20, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/6089. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos